sexta-feira, 29 de maio de 2009

TJRN realiza 1º Encontro sobre Execução Penal, hoje

Preocupado com o atual sistema carcerário do Rio Grande do Norte, buscando mecanismos para ressocializar o preso e combater à violência, o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte realiza o 1º Encontro Potiguar sobre Execução Penal e Sistema Penitenciário a partir das 9h desta sexta-feira, 29, no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN).

O encontro tem por objetivo apresentar um novo modelo de cumprimento de pena que apresenta diminuição da reincidência no crime, adotado em outros estados da federação.

O Programa Novos Rumos na Execução Penal foi instituído no Rio Grande do Norte para coordenar e fomentar as boas práticas da execução penal, implementando um modelo de gestão penitenciária chamado Associação de Proteção ao Condenado (APAC), criando organismos civis que visam a proteção e assistência aos apenados, buscando soluções a curto, médio e longo prazos.

Durante o evento, juízes e desembargadores de Minas Gerais, estado que adota o sistema, vão apresentar o modelo Apac para a comunidade jurídica e todas as autoridades que trabalham com o tema no Rio Grande do Norte.

Entre as prioridades do presidente do TJRN, des. Rafael Godeiro, está a implementação de ações na área de execuções penais.

Uma dessas ações é o convênio que já foi firmado com a Fiern para oferecer cursos aos apenados que cumprem penas alternativas, além do início do Programa Novos Rumos na Execução Penal que agora será apresentado oficialmente para toda a comunidade jurídica do Estado.

Desembargadores e juízes de Minas Gerais foram convidados para apresentar o modelo APAC. A palestra de abertura com o tema "APAC- A participação da sociedade na execução penal" será proferida pela desembargadora Jane Ribeiro Silva às 9h30, e, em seguida, o desembargador Hebert José Almeida Carneiro fala sobre o tema "Poder Judiciário e APAC".

A partir das 14h, a juíza Lúcia Regina Landgraf trabalha o tema "Considerações Gerais sobre o método APAC" e às 15h30, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos trata sobre "A implementação física e jurídica do método APAC - A Construção do modelo de Lagoa da Prata".

Nenhum comentário: