quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vigilância da Saúde vai aprimorar a busca por casos de hanseníase no RN

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa de Controle da Hanseníase, estabeleceu como meta aprimorar a busca por casos novos de hanseníase no Rio Grande do Norte.

A ação foi definida em oficina de planejamento estratégico, realizada nesta semana, na Sesap.

Para o alcance da meta, serão realizadas, no período de junho a agosto deste ano, capacitações junto às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e aos agentes comunitários de saúde, para o diagnóstico precoce de casos da doença.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da Sesap, Handrezza Siqueira, "o diagnóstico na fase inicial do agravo é fundamental para seu tratamento e cura, bem como para a prevenção de sequelas".

Conforme a coordenadora, a maior dificuldade para se detectar a hanseníase consiste no preconceito que a envolve.

Para contornar esse problema, as equipes do PSF e agentes serão capacitados para realizar um trabalho de orientação junto à população, incentivando-a a procurar ajuda profissional caso encontre qualquer sintoma da doença.

A oficina de planejamento também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, das Unidades Regionais de Saúde Pública, da Unicat e da ONG LRA.

Nenhum comentário: