quinta-feira, 9 de julho de 2009

Policiais do RN recebem pistolas do 'choque elétrico'

Cerca de 400 policiais, entre civis e militares foram capacitados a utilizar a pistola não letal Taser M-26. Há dois meses, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) recebeu, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) 100 pistolas de ondas Taser, um equipamento que age diretamente sobre o sistema nervoso central, paralisando a pessoa por alguns segundos até que o policial consiga imobilizá-la.

Os operadores da nova arma foram capacitados por 10 instrutores da polícia potiguar, formados em cursos em Brasília.

O capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), Rodrigo Trigueiro, explicou que as pistolas Taser foram distribuídas nas Companhias e Batalhões da Polícia na capital e interior.

"Foram formados oito instrutores da Polícia Militar e dois da Polícia Civil. Esses instrutores estão treinando e formando os operadores da Taser", disse.

A Taser M-26 adquirida pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal dispara dois dardos com alcance superior a 10 metros. Os dardos interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, imobilizando a pessoa atingida por alguns instantes, dando tempo da polícia imobilizar o suspeito.

Ao disparar os dardos, a pistola armazena na memória interna a data e horário do uso. Cada Taser armazena o histórico de até 585 disparos. Esse recurso é útil no caso alguma investigação sobre uso incorreto do equipamento. Outro ponto de segurança é que quando os dardos são disparados a arma solta confetes com a numeração da carga usada.

As pistolas Taser em poder da polícia potiguar são dotadas de mira laser. Esse dispositivo permite precisão na hora da utilização. A mira laser serve ainda para inibir o suspeito alvo da Taser.

Um comentário:

silveira disse...

SP.06.07.2009
Vigilância Privada também esta autorizada a usar armas de choque, espargidor de gás pimenta e algemas.

Agora liberada para segurança privada.
Com a publicação da portaria.n°358 de 25.06.2009(publicação no diário oficial da união).Alcance da arma ate 10 metros
Para o transporte de valores o alcance será de 50 metros

Em seu artigo. 70 e parágrafo 11,autoriza que as empresas possa comprar e utilizar armas de descarga elétrica na segurança privada,(armas não letais).
Treinamento com duração de 14 hs., Para a segurança patrimonial e pessoal.
Neste treinamento esta embutida o uso do gás de pimenta e algemas.

Já para os que trabalham no transporte de valores o treinamento será de 20 hs, pois tem também o uso de granada de gás lacrimogêneo.
Projéteis de borracha. Nas armas de calibre 12.

Escola provig, esta programando para o dia 11.07.2009 o primeiro treinamento para o corpo de instrutores desta escola, contato.
Renato Souza, tel.3618.4900 nextel. 78550399.
Tel. da policia federal sp. 3538.5000.
Para conseguir imagens ver com a escola e a empresa que ira treinar...

Alguns dados :uma arma de fogo , custa hoje R$ 1700,00 , as munições deveriam ser trocada a cada 6 meses assim diz o fabricante, mas nem 10 % das 1400(em todo o pais) empresas de segurança fazem a troca como determina o fabricante.
Usa-se(arma de fogo) por mais de vinte anos, pois não tem prazo de validade.

Uma arma de choque agora no mercado brasileiro , importada por uma só empresa , estrangeira autorizada pelo Exercito Brasileiro , ainda não temos todas as informações .


Colete a prova de balas .
Os coletes a prova de balas , após o vencimento que são de 5 anos devem ser devolvidos a empresa fabricante para que seja destruído..isto vale para toda empresa de segurança e vigilância e as empresas de transporte de valores..
Conquista.
A conquista da obrigação de fornecer o colete a prova de bala é de dez de 2006 ,através da portaria 191 de 2006 do Ministério do Trabalho e emprego.Até dez de 2011 todos os postos de trabalho ( de todo o Pais ) que utilize arma deve fornecer os coletes , são 20 % do efetivo de trabalhadores,.hoje tem aproximadamente 270 mil armas nas empresas de segurança privada.
Por outro lado os seguranças irregular , só no estado de são Paulo, chega a cifra de 400 mil , no Brasil tem mais de 1.8 milhões de segurança e vigilantes clandestino..incluindo esses que fazem a pseudo segurança nas vias publicas .
So para lembrar na via publica , somente a Policia Militar pode atuar.