terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

Que seja eterno enquanto dure
Numa retrospectiva de 2008 a campanha política ganha um imenso espaço, nada é tão lembrado como os casos, e até causos, do período eleitoral. O tempo total de campanha compreende pouco mais de três meses, mas parece que dura o ano inteiro, é sempre assim. Porém as lembranças do embate eleitoral, pelo menos para alguns, duram justamente um ano, mas há quem esqueça em bem menos tempo. Digo isso pelo simples motivo: os amigos de hoje, ou melhor, os aliados de hoje são os adversários de ontem e na metamorfose da política não se surpreenda se esses “amigos” forem severos adversários amanhã. Não existe um prazo de validade, ou seria fidelidade, não sei. Talvez dois anos seja o tempo, pois de dois em dois anos há campanha. 2008 já era. Que venha 2009 com os acenos e os ensaios para a campanha de 2010. Sim, quer uma dica? Não se desfaça de sua camisa, seja ela verde, azul, vermelha ou amarela, só recomendo que não fique limitada apenas a uma delas, talvez seja bom ter todas essas cores. É que todas tremulando num mesmo palanque não será coisa de outro mundo quando o longínquo 2010 chegar. Mas até lá há muita coisa pra acontecer. Vamos primeiro esperar 2009.

Legislativo mais pobre
Na coluna passada tratei da perda que terá o Legislativo Municipal com a ausência de vereadores combativos, de visão política, boa oratória e sobretudo conhecimento dos trabalhos da Casa. Nos próximos quatro anos alguns sentaram à mesa do legislativo para apenas dizer sim ou não, só.

Eleição
Por falar em Câmara, uma boa dica para os vereadores é a de criar anualmente uma eleição para o parlamentar do ano. A escolha seria feita pela imprensa local e pela população.

Em alta
O ex-prefeito Nilton Figueiredo seguiu a procissão da padroeira acompanhado do empresário Xavier e de outras lideranças, mas o que chamou a atenção foi a quantidade de simpatizantes que faziam questão de ir ao encontro do médico. Um observador da cena política local garante que Nilton segue em alta.

Marcelino Vieira
O prefeito eleito de Marcelino Viera, Ferrari, tem como grande meta imprimir seu estilo administrativo. Ferrari não quer perder os laços com Iramar, nem parar projetos realizados pelo prefeito, mas deixa claro que a partir de 2009 o prefeito é ele. Nada de rompimento político, mas é preciso deixar claro que cada um fica no seu lugar. Iramar como ex, Ferrari como prefeito.

Recorde
A taxa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde em novembro, atingindo o maior patamar já registrado por um presidente brasileiro desde a redemocratização do país. De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, a avaliação positiva do presidente atingiu 70 por cento.

Orçamento
O deputado Raimundo Fernandes é o relator do Orçamento do Estado para 2009. O projeto do Orçamento ainda vem recebendo propostas de emendas dos deputados, mas deve ser votado nos próximos dias.

Adiado
O Éden clube esteve prestes a ser demolido, muitos comemoraram, não pelo fato da cidade perder um espaço de eventos, mas pelo processo de verticalização que surgiria em Pau dos Ferros. Não foi dessa vez. Também pudera, a iniciativa da empresa pode ter sido boa, mas talvez faltou um estudo de mercado. Convenhamos que mesmo Pau dos Feros sendo uma cidade comercial não é fácil vender um apartamento com valores superiores a 150 mil reais. O resultado foi uma vendagem pífia, pouco mais de vinte por cento de todo o empreendimento.

Ponto Final
@ O prefeito de São Francisco do Oeste, Aníbal, já sabe o que fazer quando deixar o executivo em 2012. Aníbal vai se dedicar a especialização em cardiologia.

@ Depois de quatro anos longe da cadeira de vereadora Socorro da 36 está de volta ao legislativo pau-ferrense.

@ Boa parte da torcida do Vasco no Estado comemora a queda do clube à serie B. É que em 2009 o Vasco vem pelo menos duas vezes ao RN, jogar com ABC e América.

@ Ninguém sabe ainda o futuro político de Ismael Mendes e Socorro Cunha. Há chances de Ismael assumir uma secretaria.

@ Por falar em secretaria, pelo menos quatro secretarias não devem sofrer alterações. A de Ação Social, Finanças, Administração e Agricultura.

@ Dois militares a partir de janeiro estréiam na Câmara Municipal. Bira e Márcio esperam desempenhar um bom trabalho. Boa sorte aos dois.

Nenhum comentário: