terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Coluna de Buguinha Saldanha no jornal Resenha

A maquiagem
Ao longo de quatro anos a frente do executivo Pauferrense, o prefeito Leonardo Rêgo (DEM) encerra seu mandato como sendo o que mais fez pela cidade no quesito maquiagem. A prova disso, por exemplo, é possível ver a olho nu. Embora pequenas e sem estruturas, as obras na maioria das vezes estão aportadas em locais estratégicos. O objetivo é chamar atenção dos visitantes que por aqui passam, e se encantam com tamanha beleza. É necessário conhecer de perto a realidade de nossa gente. O povo pobre e sofrido de Pau dos Ferros está escondido em meio ao descaso, e a falta de sensibilidade deste governo, que optou em governar para os ricos, distorcendo completamente seu discurso de outrora, alicerçado a atender o desejo incondicional da minoria. E assim caminha a humanidade, cada um tem o prefeito que merece.

Nações Unidas, na Europa funciona. Aqui não!
Enquanto a avenida da independência encontra-se devidamente iluminada, o bairro nações unidas sofre com a falta de iluminação. Aliás, foco de luz por lá somente por meio de pisca – pisca de enfeites natalinos de algumas residências. Até parece piada, mais é verdade o que estamos atestando. É desta forma que trabalha a atual administração, pincela daqui, lambuza de lá, e o povo alheio aos acontecimentos em sua volta. Muitos direcionam seus olhos para a praça de eventos, iluminação de algumas ruas, recuperação da praça da matriz, dentre algumas outras obras maquiadas com o dinheiro público. O fato é que na sua plenitude inúmeras famílias estão passando fome, nos principais bairros periféricos de nossa cidade. Outro agravante é a falta de saneamento nestas localidades, que por sua vez agonizam a espera de um governo que vira as costas para esta triste realidade. Isso que é bonito, não é prefeito?

Oito anos de radicalismo
A cidade de Pau dos Ferros convive há exatos oito anos com o radicalismo implantado pela turma GG da política provinciana. Como explicar esse paradigma? É muito fácil, a capital do alto oeste sempre foi uma cidade de muro baixo, de povo hospitaleiro em sua essência, que vez ou outra permite que esse tipo de gente finque suas bandeiras nas trincheiras gloriosas de nossa terra. Verdadeiros coronéis que cultuam ainda a prática arcaica de perseguir seus opositores, que os tratam de inimigos pessoais e não políticos, que cessão princípios constitucional como liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, e por fim não se dão o respeito, quando se faz discordar de vossas opiniões.

Oito anos de radicalismo II
A história política de Pau dos Ferros até então, sempre foi marcada pela a discussão de idéias, gerenciamento participativo, e respeito a decisões coletivas. No passado era tradicional o derrotado ligar para o vencedor parabenizando pela a vitória. O que se ouve na atualidade, são ofensas, discursos inflamados, difamatórios, que promovem nas ruas brigas, discussões e até mortes. A comunicação irresponsável destas pessoas por meio de emissora de rádio sem credibilidade reforça a tese que estamos em meio a uma guerra sem precedentes. Onde vamos parar meu povo? O mais triste é ter que conviver com 6 dúzia + 3 de políticos pusilânimes, que escutam tudo, ficam calados, e as vezes batem até palmas. Viva a democracia!

Sem História
Gostaria muito poder entender de fato, o que realmente esta acontecendo com nossa cidade. Aos poucos tudo está mudando, enquanto pequenas cidades cultuam suas raízes, sua história, sua cultura, Pau dos Ferros se entrega ao modernismo. Reformas em prédios históricos, praças, escolas, etc. Até a prefeitura quiseram demolir. Também pudera o cara não é daqui mesmo, seus secretários também não são, a onda é pintar, bordar e fazer acontecer. Em conformidade a música “Deixa acontecer naturalmente”.

Escolha do Presidente
Disputa polarizada na casa legislativa Pauferrense, de um lado Manoel Florêncio-PMDB, homem de confiança de Maria Rego. Do outro Eraldo Alves-DEM, líder do governo na atual legislatura. Esse último conta com respaldo dos demais pares eleitos pelo o seu partido, e meio que timidamente a confiança de alguns vereadores da ala oposicionista. Já Manoel Florêncio-PMDB correndo por fora, seria uma espécie de pedra no sapato do prefeito Leonardo Rêgo. Isso porque, embora “Aliado” o Manezão poderá vir a ser eleito com os votos da oposição, caso o prefeito venha optar pelo o nome de Eraldo Alves-DEM, o que seria um tiro no pé, quanto às pretensões de Leonardo. Aguardemos, pois!

Campeonato Estadual
Em janeiro começa o campeonato estadual, promovido pela FNF (Federação Norteriograndense de Futebol), a notícia chega a ser impactante para os abnegados desse esporte, principalmente aqueles que desfrutaram das glorias, alegrias e tristezas de nosso representante provinciano, a nossa inesquecível Sociedade Esportiva Pauferrense, que prematuramente sucumbiu do certame onde triunfou por diversas vezes de forma valente. A nós resta apenas a saudade, e a certeza de que um dia quem sabe voltaremos a proporcionar o espetáculo do futebol show, e a arte indescritível de nossos atletas aqui revelados. Se depender do Menino Maluquinho (Ziraldo) vai demorar e muito!

Corrida Maluca – Parte II
A corrida seguia calma, quando de repente um acidente envolvendo o carro de Dick Vigarista que entrava nos boxes para o reabastecimento de “gasolina”, colidiu de frente com um carro de cor preta com a identificação PF -MSO em sua lataria. O mesmo era o carro de segurança substituindo o “SAFETY CAR”. Os comissários estão reunidos averiguando o caso, e muito provavelmente punirá a equipe de Dick Vigarista no início da próxima temporada, prevista para março de 2009. Fiquemos no aguardo!

Rápidas
@ Ao término do seu primeiro mandato, o prefeito Leonardo se quer terá aprendido os limites territoriais de Pau dos Ferros. Isto porque se percebe a falta de conhecimento do chefe do executivo quanto ao nome de algumas ruas da cidade. Imagine você além fronteiras! GPS já.

@ Na esfera estadual comenta-se lá pelas bandas da capital, que o ex-senador Geraldo Melo reforça o coro do tucanato quanto à indicação do senador José Agripino-DEM para compor como vice na chapa presidencial encabeçada pelo o atual Governador de São Paulo José Serra-PSDB.

@ O baixinho de bobo não tem nada. Com esta possibilidade abriria espaço para o “Tamborete” voltar a disputar uma vaga no senado, sabendo ele que terá novamente um páreo dificílimo. Coragem e que não falta ao homem!

@ A decoração natalina da pizzaria água na boca é algo esplendoroso. A iniciativa além de oportuna nos faz reportar a capital do estado. Até parece que estamos no natal em Natal. Parabéns!

@ Algumas igrejas do ramo evangélico em nossa cidade têm por obrigação investigar a vida de seus fies. Do ponto de vista em que envolve a moralidade e o principio, é legal fazê-lo. As descobertas tem sido reveladoras, aliás, não custa nada lembrar “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Matheus 7:15)

@ Ao final gostaria de desejar a todos um feliz natal repleto de paz, amor e prosperidade. E um ano novo repleto de grandes realizações. Saúde amor e paz. Feliz 2009!

Nenhum comentário: