quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Coluna de Glauber Nascimento

Pesquisas
Mesmo terminado o período eleitoral há um assunto que não perde o foco em meio às conversas ligadas a campanha política pauferrense: as pesquisas eleitorais. Os levantamentos realizados na cidade este ano nem de perto chegaram ao resultado das urnas. Pelo menos um conseguiu se salvar, O Consult foi o que dentro da margem de erro apresentou dados convincentes e que traduziam a realidade das ruas. Todos os outros, inclusive o Ibope, o mais caro, diga-se de passagem – o valor pagou superou os 14 mil reais, nem ele fez jus à fama que tem. Ora, mas o que terá acontecido com esses institutos, por que os números apresentaram uma disparidade tão grande? Erro dos profissionais que coletaram os dados? Ou seria na distribuição dos questionários? Será que os institutos se equivocaram? O mais sério: houve manipulação nos resultados? Seria importante, até como forma de resguardar o serviço imparcial e acima de tudo profissional dessas empresas que os proprietários de cada um desses institutos de pesquisa justificassem tanta diferença. Da campanha 2008 em Pau dos Ferros tirou-se uma lição: não dá pra acreditar em pesquisa, pelo menos as apresentadas em Pau dos Ferros elas enganaram a todos.


Mudança radical
A Câmara Municipal contou com uma mudança radical. Há quem veja a nova formação do legislativo pauferrense como preocupante, não pela falta de experiência, mas, sobretudo pela carência de oratória dos edis. Não faltam monossilábicos. Durante os quatro anos não são poucos os que vão continuar dizendo apenas sim e não.

Habilidade
Por falar em mudança já começam as especulações sobre o troca troca de secretários na esfera municipal. O PMDB quer a Secretaria de Saúde, menina dos Olhos da administração. O indicado para comandar a pasta seria o próprio Fabrício Torquato, vice-prefeito eleito, mas há quem afirme que só uma não basta outra secretaria também interessa. Somada as secretarias também viriam tantos outros cargos.

Problema
O prefeito Leonardo Rego vai ter que sabe administrar a mudança de nomes. Com a entrada de novos aliados é preciso tirar os antigos, é preciso habilidade. Com diz o velho ditado é cobrir um santo para descobrir outro.

Futuro
Entre os vereadores da situação pelo menos três nomes fortes ficaram de fora. Ismael e Socorro do Posto não conseguiram renovar os mandatos; já Edivan pela segunda vez consecutiva não obteve êxito em retornar ao legislativo. Socorro do Posto foi uma das surpresas na campanha de 2004 desbancando alguns favoritos à época. Fora da Câmara os três devem ganhar uma secretaria ou posto de destaque na esfera municipal. Edivan foi secretário de Obras já na administração de Leonardo e pode voltar a ocupar a vaga. A secretaria de Meio Ambiente é de indicação de Socorro, já Ismael apesar de não ter participado como secretário no governo Leonardo carrega experiência de gestões anteriores, haja vista que foi Chefe de Gabinete de Nilton, o que pode perfeitamente se repetir no novo governo de Leonardo. Competência não falta a Ismael. Pelo lado da oposição foram Glaucione e Nel que não seguiram adiante, os problemas no registro da candidatura podem ter o prejudicado Glaucione. Já Nel ficou limitado ao bairro Manoel Deodato.

Disputa
Depois das comemorações da vitória já começa os primeiros desgastes entre os vereadores situacionistas. A disputa pela presidência da Câmara incomoda. Eraldo e Manoel Florência devem ir para a disputa, ganha quem demonstrar mais habilidade e articulação. Pelo lado oposicionista Manoel Florência parece contar com melhor simpatia.

Eu voltei..
Com o resultado da campanha muitos acreditavam que Nilton fosse passar um período longe da cidade. Puro engano. O ex-prefeito garante que fica, é como se cantasse a canção de Roberto Carlos: “eu voltei aqui é o meu lugar”. Pela votação e liderança política Nilton já trabalha visando 2010.

Robinson
Com a vitória de Micarla em Natal além de tantos outros prefeitos eleitos no interior do estado, o deputado Robinson Faria fortalece a imagem para sair candidato ao governo em 2010. Com prestígio junto à maioria da bancada da Assembléia o nome de Robinson é de consenso para a disputa. Quem também sai fortalecido é o filho Fábio Faria.

De graça
Há quem veja a vitória do filho de Nicodemo em Rafael Fernandes como erro estratégico do grupo governista. O candidato de Mário se preocupou em cassar Nicodemo e esqueceu que com a mudança de nome a disputa seria bem pior. Não deu outra: Nicodemo viu que não havia como fugir dos questionamentos da Justiça, era preferível botar gente nova, escolheu o filho sem um passado que o condenasse teve a transferência de votos do pai e saiu vitorioso. Mas a habilidade de Nicodemo esteve associada à competência de sua Assessoria Jurídica, comandada pelo bom advogado Nelsinho.

Por outro lado
Se na vizinha Rafael Fernandes Nicodemo esteve bem amparado juridicamente, Nilton não pôde dizer o mesmo em Pau dos Ferros. Entre os erros da campanha niltista não há como não verificar a carência na Assessoria jurídica. Faltou eficiência, conhecimento da política local.


Ponto Final

@ Em Boanerges deixando a Secretaria de Saúde a administração municipal perde um profissional competente. Além de dedicado Boanerges é de bom caráter.

@ A candidata a vereadora Josetina contava com o apoio de Maria Rêgo, mas decepcionou. Uma votação pífia, apenas 153 votos. Já o irmão dela Giron, com poucos apoios tirou quase o dobro dos votos.

@ Por falar em votação quem surpreendeu foi o Gordo do Bar. Primeiro suplente ele superou nomes como Ismael Mendes, Socorro do Posto, Nel de Gagaça, e Edivan.

@ Socorro da 36 segue imbatível, campanha após campanha a mulher lidera o topo da votação.

@ O empresário Xavier Pneus em entrevista ao Blog de Jean Carlos disse ter saído da campanha fortalecido. Xavier garantiu que não se arrependeu em não ter aceito o convite para que Maison fosse ser o vice da chapa governista.

@ Pelo menos em discurso Xavier não desagradou a campanha de Nilton. Xavier surpreendia a cada comício, o homem não tinha papa na língua.

Nenhum comentário: