quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Coluna de Jean Carlos

Florêncio na presidência
O vereador reeleito Manoel Florêncio deve ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Todos os entendimentos levam a essa possibilidade. Único vereador eleito pelo PMDB, Florêncio foi o grande defensor e articulador para a união do seu partido com o DEM que resultou na coligação vitoriosa “Trabalho e Progresso”. Além do mais, ele mostrou lealdade a Maria Rego que o convenceu a não disputar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo prefeito Leonardo Rego (DEM). Abriu mão sem evidenciar resistência e possibilitou que a presidente de seu partido encaminhasse o nome do filho, Fabrício Torquato para ocupar a vaga de vice. Manoel Florêncio não conta somente com o apoio do PMDB, ele já recebeu o aval da maioria dos edis da casa legislativa pau-ferrense. Os quatro vereadores da oposição já acenaram para uma união em torno do nome de Manoel, fruto da habilidade do parlamentar que agiu com cautela nos últimos quatro anos e por isso tem livre acesso aos parlamentares oposicionistas. O único impasse para a não concretização do nome de Manoel Florêncio para a presidência do legislativo, até então, é o desejo do vereador Eraldo Alves de presidir a Câmara Municipal. Ele conhece como ninguém a casa e o seu regimento. Já vai para o quarto mandato e vem servindo ao prefeito Leonardo Rego como fiel escudeiro, comandando a bancada situacionista nos últimos quatro anos. Não existem dúvidas de que Eraldo Alves tem a preferência do líder do Executivo municipal, mas não conta com a mesma desenvoltura quando o assunto são os seus pares, principalmente os da oposição, esses preferem Manoel Florêncio. Se houver um consenso pelo nome de vereador peemedebista, o prefeito altoestano, que pela primeira vez sentirá o gosto de governar com maioria na Câmara, poderá sair fortalecido, mas caso aconteça uma disputa interna, entre os vereadores situacionistas Manoel Florêncio e Eraldo Alves, o primeiro sairá fortalecido, por já poder contar, mesmo sem a ajuda do prefeito, com os votos necessários para se tornar presidente e o prefeito começará o segundo governo com aspecto de derrotado, vez que o vereador Florêncio se elegerá fácil com a ajuda do grupo oposicionista. O assunto é delicado e o prefeito Leonardo Rego terá que agir com habilidade sob pena de ter que enfrentar a primeira baixa do seu segundo mandato. E pelo andar da carruagem, o sonho de Eraldo Alves de presidir a Câmara Municipal será adiado, mais uma vez.


Processo pode cassar Aníbal
Um processo judicial poderá deixar o prefeito reeleito de São Francisco do Oeste, Aníbal Lopes em maus lençóis. O problema está relacionado à suposta compra de votos nos dias que antecederam o pleito de 05 de outubro. De acordo com as provas apresentadas, pessoas ligadas à campanha de Aníbal estariam cooptando eleitores adversários. É a tradicional compra de votos que deve ser extremamente combatida pela justiça eleitoral. Caso se confirmem as denúncias, Aníbal Lopes, o vice-prefeito eleito e mais dois vereadores reeleitos podem perder os mandatos e uma nova eleição deve acontecer na pequena cidade de São Francisco do Oeste. Para continuar acompanhando esse caso é só ficar clicado no blog mais acessado do Alto Oeste Potiguar. O endereço é http://www.jeancarlos.com.br/.


Margela comanda mais não manda
Quem também enfrenta problemas com a justiça é o prefeito da cidade de Francisco Dantas, Geraldo Margela de Lima (PSB). Como se não bastasse a derrota do seu candidato Frhedy Campos para Gilson Dias (PDT), eleito com a maior vantagem de votos da história de Francisco Dantas, Margela sofreu uma investida judicial que bloqueou 60% dos recursos do município nos últimos dois meses de sua administração. Os 40% restantes também serão administrados pela justiça. A juíza responsável pela decisão, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros ainda determinou uma varredura nos bens do prefeito e da primeira-dama, Maria da Conceição Neris de Lima. A magistrada quer saber o que consta de bens móveis e imóveis em nome dos dois. Um assunto extremamente complexo. Creio que o gestor franciscodantense possa vir a enfrentar maiores problemas em um futuro bem próximo.

Orçamento
O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), será o relator do Orçamento Geral do Estado (OGE). Em 2008 quem ocupou a função foi o deputado mossoroense Leonardo Nogueira (DEM). A Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte é presidida pelo deputado Walter Alves (PMDB).

Acirramento continua
O clima andou esquentando nos últimos dias em Pau dos Ferros. Não me refiro a temperatura térmica, que sobe a cada dia, mais aos ânimos políticos que ficam mais acirrados com o passar dos tempos. Leonardo Rego e Nilton Figueiredo trocam farpas e acusações. A última polêmica está relacionada à necessidade de tratamento psicológico. Em comício pós-eleição, Leonardo aconselhou Nilton a procurar um psicólogo para tratamento. O ex-prefeito respondeu afirmando que quem precisa de psicólogo é o prefeito reeleito. Figueiredo chegou a dizer que Leonardo é desequilibrado. Pelo visto, o resultado das urnas não colocou ponto final nas discussões e picuinhas políticas. Ficaremos atentos para os próximos episódios envolvendo a situação e a oposição de Pau dos Ferros. Aguarde!


O que é isso companheiro?
Um blog editado a partir da Capital do Estado veiculou matéria jornalística afirmando que o prefeito Leonardo Rego (DEM), aplicou calote na Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão (FNFS). O responsável pela afirmação foi o blogueiro Edmo Sinedino que assina matérias no portal No minuto.com. De acordo com ele, o prefeito pau-ferrense realizou um torneio de futsal sob a coordenação da FNFS com a promessa de custear as despesas e não honrou com o compromisso. “Clóvis promoveu o evento, teve gastos com arbitragens e hospedagens, mas na hora da prefeitura fazer sua parte, nada”, disse o jornalista em seu blog. Para quem tem como hobbie chamar o seu adversário, Nilton Figueiredo de caloteiro, essa deve ter doido.

Estréias de colunistas
E o nosso jornal Resenha está sempre inovando e presenteando você, caro leitor. O quinzenal retoma a circulação, após as eleições, apresentando duas novidades na edição de hoje. Na página 02 o companheiro Buguinha Saldanha assina coluna de opinião, substituindo o professor Flaubert Torquato e na 06 o micaelense Lourival Júnior retoma o espaço social da cidade de São Miguel e apresenta todos os destaques da sociedade local. As duas colunas estão no caderno Alto Oeste. Boa leitura!


GIRANDO
@ O instituto de pesquisa contratado pelo jornal Resenha errou feio nos municípios de Encanto e Rafael Fernandes e acertou em cheio nos resultados das cidades de Marcelino Vieira e Francisco Dantas.

@ Quero lembrar que o fato não abala a moral e a credibilidade do quinzenal. O jornal contratou o instituto e pagou pelo serviço, mais não pode pagar pelos erros nas sondagens, até porque as pesquisas refletem o momento atual das entrevistas que podem ter sofrido modificações nos dias seguintes.

@ O prefeito reeleito da cidade de São Miguel está feliz da vida. Além de conseguir reeleição, Galeno Torquato (PSB) ainda superou sua marca e derrotou o seu opositor, Acácio Campos (PMDB), com uma maioria de 2.172 votos. Em 2004, na sua primeira eleição, a diferença entre os dois foi inferior a 1.000 votos.

@ E por falar em Galeno Torquato, o homem desponta como substituto do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) na Assembléia Legislativa. Resta saber se o deputado micaelense já passará o bastão em 2010 ou adiará a transição. A conferir!

@ O prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes, saiu muito fortalecido das eleições de outubro. Ele fez seu sucessor elegendo Carlos José Fernandes (Dedezinho) e conseguiu manter a sua esposa, Maria Elce Fernandes na prefeitura da vizinha Major Sales.

@ Já iniciaram os preparativos para a 2ª edição da campanha Natal Solidário, realizada pela equipe da Fraternidade Frei Damião (JUFRA) e a Rádio Obelisco FM. Os interessados em colaborar poderão procurar a Obelisco FM ou o pessoal da JUFRA. Boa iniciativa!

@ Falando em Obelisco, a rádio está com toda a sua programação na Internet e pode ser acessada através do site: http://www.obelisco90fm.com.br/.

@ O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pau dos Ferros acumulou mais uma derrota. O partido nunca ganhou uma campanha municipal na principal cidade do Alto Oeste Potiguar. Lamentável!

@ O prefeito da cidade de Antônio Martins, médico José Júlio (PT), mantém projeto de candidatura a Assembléia Legislativa. O homem esteve presente em dezenas de cidades durante as eleições municipais.

@ Para ficar bem informado com as notícias que predominam no Alto Oeste é só acessar, diariamente, o blog mais lido e comentado da região: http://www.jeancarlos.com.br/.

Nenhum comentário: