quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Coluna de Buguinha Saldanha

Desafio
Aceitei o desafio de escrever esta coluna como forma de expressar a livre manifestação do pensamento, e promover a discussão de idéias em todos os segmentos da sociedade. Agradeço inicialmente a direção do Jornal na pessoa de Jean Carlos, pela confiança em mim depositada, e o incentivo a aquele que foi a exemplo dele, perseguido em função da prática do jornalismo sério, responsável e comprometido com as classes. Tenho absoluta convicção de nossa responsabilidade, do nosso papel diante dos desafios que estão por vir, mais também a certeza do apoio incondicional da maioria. Agora vamos trabalhar!

Renovação
A população pau-ferrense parece que acordou para o fato de eleger “parasitas”. A resposta no último dia 05 de outubro foi imediata, a casa do povo como é chamada a câmara municipal renovou mais de 70% dos seus vereadores, um alerta aos ocupantes do cargo. Na avaliação do eleitor fica a certeza de que candidato copa do mundo será banido no próximo pleito, se não realizar um mandato voltado a atender as necessidades da maioria. Resta saber se a inexperiência de alguns suportará o acaso. Fiquemos no aguardo!

Maioria
Ainda em relação à câmara, após quatro anos do seu primeiro mandado o prefeito Leonardo Rêgo terá maioria naquela casa. Isso demonstra que o chefe do poder executivo aprendeu mesmo com os erros. Contando com a sorte pelo fato de eleger 05 vereadores de sua agremiação contra 04 da coligação adversária, Leonardo parte para um possível segundo mandato, fazendo jus aos esforços contabilizados no período de campanha, em que na maioria das vezes ressaltou a importância do voto casado. É preciso maturidade e habilidade política para se fazer valer da vantagem. Do contrário estará colocando em risco todo seu projeto, basta clicar os olhos nas companhias. Será que o Paraguaio continuará dando as cartas lá para as bandas da prefeitura?

Efeito SUS
Os recursos oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde) têm ajudado e muito a maioria dos prefeitos do país, principalmente em período eleitoral. A falta de informação por parte da população mais carente contribui de forma significativa para este tipo de abuso. Alguns utilizam destes recursos para se locupletarem politicamente. Em Pau dos Ferros, por exemplo, esta prática tornou-se constante na administração atual. Cabe ao ministério publico e o conselho municipal de saúde investigar a aplicação dos recursos, e punir os responsáveis. Ao cidadão informamos que é um direito adquirido em lei, em função do pagamento de impostos, e tributos arrecadados pelo governo.

Surpresa I
Com o registro de candidatura indeferido pelo o TRE, o ex- prefeito de Rafael Fernandes José Nicodemos Ferreira (PMDB) colocou em prática um projeto audacioso. Em seu lugar ele indicou o nome de seu filho, Nicodemos Júnior (PMDB), que ao final abocanhou a prefeitura daquela cidade, vencendo a estrutura do prefeito Mário Oliveira (PSB) e seus aliados, com uma maioria de 143 sufrágios. Agora as especulações giram em torno do comando do cargo máximo do município, com toda sua jovialidade faltará experiência a Nicodemos Júnior no inicio de sua administração. O que não será problema, pois o paizão estará sempre por perto como forma de indicar o caminho a seguir. Ao jovem prefeito desejamos boa sorte.

Surpresa II
Na cidade de Encanto, a vitória do candidato oposicionista Alberone Neri de Oliveira (DEM) quebrou uma hegemonia da família do prefeito Neto, que governava o município há pelo menos 40 anos, incluindo os dois mandatos dele. A vitória de Alberone foi encarada como uma surpresa para toda a região que conhecia a liderança do atual prefeito e a preeminência de sua família que se alternou no poder pelas últimas quatro décadas. Além da majoritária, o Democrata ainda conseguiu eleger outros quatro vereadores, o que permitirá ao novo prefeito ter melhores condições de trabalho a partir de 2009.

Praça de Eventos
A obra continua inacabada, faltando pouco menos de 30% da totalidade para a sua inauguração de fato e de direito. O prefeito Leonardo Rêgo já inaugurou 02 (duas) etapas, restando apenas o acabamento da obra, que muito provavelmente acontecerá no inicio do próximo mandato. A estrutura ainda capenga revela a falta de cuidados por parte de seus idealizadores. Apresenta risco eminente de curto circuito nas instalações elétricas, facilmente identificada dada a má distribuição de condutores elétricos em volta do pórtico principal da praça. O projeto elétrico requer ajustes de um profissional atuante na área.

Corrida Maluca – Parte I
Nas eleições deste ano “A máquina do mal”, comandada por Dick Vigarista e seu ajudante Mutley agiram impiedosamente desta feita na calada noite. Disfarçados bateram em muitas portas, de habitantes conscientes, mas fragilizados financeiramente. Usurpando talvez o único direito do pobre, o exercício democrático do voto. Nem tudo esta perdido, os fiscais da justiça vigilantes aos detalhes poderão cancelar a corrida, e o pódio poderá vir a ter um novo campeão. Volto na próxima edição com a parte II.

Rápidas

@ Mesmo perdendo as eleições por uma diferença mínima de sufrágios, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) continua suas caminhadas em agradecimento aos votos contabilizados no último pleito.

@ Os projetos de Nilton estão condicionados a política, o mesmo faz questão de afirmar que não abandonará o grupo oposicionista. A intenção do ex-prefeito é manter a união de sua base, visando às eleições de 2010.

@ Fontes ligadas ao grupo Niltista, afirmam categoricamente que o mesmo sairá candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Resta saber como ficará o relacionamento com Raimundo e Elias Fernandes, visto que os dois são pretensos candidatos.

@ Depois de merecidas férias, o prefeito Leonardo Rêgo retomou os trabalhos a frente do executivo pau-ferrense. A ordem agora é o posicionamento das cadeiras.

@ A dança esta por vir a qualquer momento, seria uma espécie de tango a bacurau, difícil de ser digerido por alguns bicudos de plantão, há quem diga que os efeitos colaterais podem começar por uma tremenda dor de cabeça.

@ Pois é a nova composição de secretários trará ao prefeito o inevitável. O descontentamento por parte dos chamados secretários vitalícios, esses por sua vez, não estão gostando de entregar suas pastas. Ai!

@ E com relação ao rei? Perderá a majestade? Na Macedônia Alexandre “O Grande” reinou absoluto por 13 anos ininterruptos, resta saber se o general manterá a dinastia também em Pau dos Ferros. Vixe!

@ Muito raramente ouço as emissoras de rádio de nossa cidade, e me deparo com uma safra nova de locutores, que me faz sentir saudades de Glauber Nascimento, Fernanda Araújo, Jean Carlos, dentre outros. Ê saudade!

@ Por falar em rádio, acompanhei o trabalho da “Globo” na apuração de votos das eleições 2008. Nada mudou em relação ao passado, continua a mesmice de sempre, Falta cultura aos profissionais. Patético, hilário, agüenta coração!

4 comentários:

justo disse...

Jean, com todo o respeito que tenho a Buguinha Saldanha,nota-se claramente, que o mesmo como comentarista político ainda tem muito o que aprender, ao contrário como narrador e comentarista esportivo.
em relação ao comentário dele referente a CORRIDA MALUCA PARTE I- Eleições pra prefeito, só mesmo em 2012...pode acreditar.
em relação ao que disse as fontes ligadas ao grupo niltista pra candidatura de Dr.Nilton em 2010- O homen não obteve votos nem pra se eleger a prefeito de P.Ferros...imagine então pra deputado estadual???É muito fácil analisar as coisas como estão,basta querer,...agora,difícil mesmo é querer (tentar)não aceitar o que jamais vai acontecer.VALEU!!! ABRAÇOS A TODOS.......

Lorena disse...

LORENA DISSE...JUSTO NÃO CUSTA NADA
TENTAR, O SOL BRILHA PARA TODOS,DR NILTON TEM MUITO CARISMA, É TRABALHADOR E INTELIGENTE, E O FUTURO SÓ A DEUS PERTENCE!!!
PORTANTO SIGA EM FRENTE DR NILTON,
ESTAMOS COM VOCÊ...

Unknown disse...

Eiiiiiiiiiii.....
Meu filho ainda naum chegou a resposta da justiça não vamos ver quem pode mais!!!

Unknown disse...

Grande BUGUINHA, amigo tenho que tirar o chapéu, trabalhamos juntos e sei da sua capacidade, parabéns pela coluna amigo, terá um leitor assíduo assim como sempre acompanho independente de cor, de raça... Buga sinceramente o seu comentário em relação a rádio, sou sincero em dizer, faz muito tempo mas muito tempo mesmo que não escuto rádio em Pau dos Ferros, e olha que já saiu muita gente boa da nossa base, Com Fernanda Araújo, Glauber Nascimento... uma pena, abração