sexta-feira, 14 de maio de 2010

'Combate deve ser feito em conjunto', diz veterinário

Ontem a Secretaria de Saúde e o Idiarn, da 6ª Unidade Regional de Saúde de Pau dos Ferros, iniciaram o processo de imunização e capacitação de cinco profissionais para trabalhar especificamente com animais que podem transmitir o vírus da raiva, sendo o morcego o principal.

O início dos trabalhos aconteceu na Câmara Municipal.

O veterinário Tenório Araújo explicou que o trabalho de combate ao vírus da raiva deve ser conjunto, de tal maneira que cada segmento, de acordo com sua competência, fique responsável por determinadas ações. A Secretaria de Saúde vai coordenar os trabalhos de controle dos morcegos urbanos, remessa de amostras, vacinações e captura de cães e gatos vadios.

A Secretaria de Educação fica responsável pela divulgação das informações nas escolas e nos bairros. Ao Idiarn caberá fazer um cadastro preciso dos refúgios (colônias de morcegos), controle e remessa de amostras de morcegos hematófagos ao Lacen. "Neste processo é imprescindível a participação da imprensa na divulgação e informação à comunidade", conclui Tenório Araújo.

O vice-prefeito e secretário de Saúde Fabrício Torquato informou que a Prefeitura vai providenciar todos os apetrechos necessários para equipar os cinco agentes de saúde selecionados, capacitados e imunizados para trabalhar diretamente com o morcego.

"Estes profissionais precisam desta imunização para poder entrar com segurança nos locais com colônias de morcegos", afirmou.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: