sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cuidados são fundamentais para sucesso no tratamento

No caso das crianças que foram mordidas pelo morcego em Pau dos Ferros, o veterinário destacou que o pai da criança fez exatamente o que deveria fazer, ou seja, procedeu a captura do morcego agressor e levou os dois filhos imediatamente para iniciar o tratamento.

O morcego capturado foi levado para exames no Lacen, em Natal, onde ficou constatado o vírus.

Ainda conforma Tenório Araújo, é provável que nas cidades próximas a Pau dos Ferros também exista população acima do normal de morcegos, sendo necessário também um estudo apurado e a realização de medidas de controle populacional dos morcegos por parte dos técnicos especialistas no assunto do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN).

Este trabalho já foi iniciado em Frutuoso Gomes. Primeiro a equipe técnica esteve em Frutuoso Gomes e cidades vizinhas, aonde morreram dezenas de animais com sintomas do vírus e procederam coletas de material para análises, assim como identificaram colônias de morcegos e procederam capturas para analisar o tipo de morcego, comportamento alimentar, entre outros.

CORREÇÃO

O morcego que mordeu as duas crianças no dia 22 de abril em Pau dos Ferros não era hematófago, como divulgamos aqui. Ainda não foi possível determinar precisamente a espécie. "Não se trata de nenhuma das espécies hematófagas e sim, provavelmente, de uma espécie insetívora. Falo provavelmente porque a classificação só é realizada por especialistas no Instituto Pasteur de São Paulo", explica o veterinário Tenório Araújo, do LACEN.

Nenhum comentário: