terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dilma encosta em Serra com nome de Ciro na disputa, revela pesquisa

Quando o nome de Ciro Gomes (PSB) aparece na disputa à Presidência da República, a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) encosta no tucano José Serra, mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.

Neste cenário, Serra recebeu 33,2% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 27,8%, e por Ciro, com 11,9%. Marina Silva (PV) aparece em quarto lugar, com 6,8% das intenções de votos. Os indecisos, brancos e nulos somam 20,4%.

Apesar do governador de São Paulo, José Serra, ainda aparecer em primeiro lugar em todos os cenários da pesquisa estimulada (com a lista de candidatos apresentada aos eleitores), a CNT/Sensus mostra também uma queda do tucano em relação à pré-candidata do PT. Dilma subiu seis pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa, divulgada em novembro de 2009.

Em novembro, última edição da pesquisa CNT/Sensus, Serra recebeu 31,8% de votos, enquanto Dilma tinha 21,7%. Ciro recebeu em novembro 17,5% dos votos e Marina, 5,9%

O presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse acreditar que os votos de Ciro, que caiu na pesquisa, tenham sido transferidos em sua maioria para a Dilma. "A queda do Ciro vai para a Dilma, mas o restante também vai para o Serra. Os votos do Ciro vão um pouco mais para a Dilma que para o Serra", afirmou.

Pela primeira vez, Dilma aparece tecnicamente empatada com o governador de São Paulo na pesquisa espontânea (sem a lista de candidatos apresentada aos eleitores).

Dilma recebeu 9,5% das intenções de voto, enquanto Serra recebeu 9,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o primeiro lembrado na pesquisa espontânea, com 18,7% das intenções de voto, apesar de não ser candidato.

Sem a presença de Ciro na disputa, a CNT/Sensus mostra que Serra abre vantagem sobre Dilma. O tucano recebeu 40,7% das intenções de voto, enquanto a petista, 28,5%. Marina aparece em terceiro, com 9,5%. Os votos indecisos, brancos e nulos somam 21,4%.
Em novembro, sem Ciro na disputa, Serra tinha 40,5% dos votos, enquanto Dilma ficou com 23,5% --o que mostra o crescimento da ministra

"O aumento do Serra é consequência dos votos indecisos, além de pegar uma fatia do Ciro. Mas a Dilma também pega um pouco dessa fatia do Serra", afirmou Guedes.

Segundo turno - A pesquisa CNT/Sensus mostra que na disputa direta entre Dilma e Serra em segundo turno, o tucano recebeu 44% das intenções de voto, enquanto a petista ficou com 37,1% dos votos. Os indecisos, brancos e nulos somam 19%.
Em novembro, a vantagem de Serra era maior, uma vez que tucano recebeu 46,8% dos votos, enquanto Dilma ficou com 28,2%. No final do ano passado, os votos nulos, brancos e indecisos eram 25,1%.

Sem Dilma na disputa em segundo turno, Serra venceria com 47,6% dos votos. O candidato do PSB recebeu 26,7%. Os indecisos, brancos e nulos somam 25,8%.

Já na disputa entre Ciro e Dilma em segundo turno, sem a presença de Serra, a pesquisa mostra que Dilma venceria com 43,3% dos votos, seguida por Ciro com 31%. Já os brancos, nulos e indecisos somam 25,8%.

Rejeição - A pesquisa mostra ainda a queda na rejeição da população brasileira à ministra Dilma Rousseff.

Em novembro de 2009, 34,4% dos eleitores responderam que não votariam na petista para suceder o presidente Lula no cargo. Em janeiro deste ano, o índice de rejeição caiu para 28,4%.

Ao contrário de Dilma, a rejeição ao governador de São Paulo manteve-se estável em relação ao final do ano passado. No total, 29,7% dos eleitores responderam que não votariam no pré-candidato do PSDB, enquanto em novembro o índice de rejeição era de 27,7%.

A pesquisa mostra que Marina Silva é a pré-candidata com maior índice de rejeição entre os eleitores, seguida pelo deputado Ciro Gomes.

No total, 36,6% dos eleitores não votariam na pré-candidata do PV, enquanto 30,3% não votariam no socialista.

A CNT/Sensus também é favorável a Dilma no que diz respeito à opção de voto. A pesquisa mostra que 17,9% dos eleitores têm a petista como única candidata em que votariam na corrida presidencial, enquanto 15,4% responderam que Serra é o único candidato que receberia os seus votos.

Em novembro, 13,5% escolheram Dilma como único candidata, enquanto Serra teve 16,5%.

Segundo a pesquisa, Dilma também está mais conhecida entre os eleitores brasileiros.

Enquanto em novembro 13% responderam que não conheciam a petista, na edição de janeiro da pesquisa o índice caiu para 9,4%. Apenas 4,1% dos eleitores responderam que não conhecem Serra, enquanto 7,8% não têm conhecimento de Ciro e 27,2% desconhecem Marina Silva.

Governo Lula - A avaliação do governo federal e do presidente Lula se manteve estável, mas com tendência de alta, em janeiro deste ano, segundo a pesquisa.

A aprovação da população brasileira ao governo do presidente Lula subiu de 70% em novembro para 71,4%. Já a avaliação positiva do presidente subiu de 78,9% em novembro para 81,7% este mês.

Em janeiro, a avaliação positiva do presidente Lula foi uma das maiores já registradas pela pesquisa CNT/Sensus desde que o presidente assumiu o cargo, em janeiro de 2003 - quando Lula obteve 83,6% de avaliação positiva.

Em janeiro deste ano, somente 5,8% avaliaram o governo federal negativamente, enquanto 13,9% desaprovaram a maneira de Lula governar o país.

Em março do ano passado, o governo Lula registrou a primeira queda em sua popularidade desde setembro de 2008, quando a gestão do petista vinha registrando sucessivos recordes positivos.

Os eleitores que avaliam o governo como regular somam 22% em janeiro contra 22,7% em novembro do ano passado.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

4 comentários:

Lorena disse...

DILMA GANHARÁ NO PRIMEIRO TURNO,
ESCREVA O QUE ESTOU COMENTANDO!!!!!!!!!!!!

Jean Carlos disse...

Já está escrito, amiga Lorena.

Abraços e obrigado pela leitura!

Lorena disse...

CAOS EM SP: SERRA CUMPRE O QUE PROMETE

sábado, 6 de fevereiro de 2010

REPASSANDO
Que injustiça com José Serra (O Zé Alagão, o FHSERRA, o JOSÉ ERRA)...ele prometeu "água e esgoto na porta da sua casa" e não é que está cumprindo a promessa? Só que por querer acertar demais, a água e esgoto passaram da porta e estão em todas as residências...
E a imprensa esconde, mas Serra/KASSAB deixaram de construir mais de 90 piscinões e diminuíram as verbas para desassoreamento do Rio Tietê.... um detalhe, o governo federal encaminhou para combate às enchentes 1, bilhão para o estado de São Paulo...SERRA é IGUAL A FHC + INCOMPETENTES..,.ACORDA SÃO PAULO...
Jonas SR

Postado por Jussara Seixas às Sábado, Fevereiro 06, 2010 0 comentários Links para esta postagem

Lorena disse...

VICE DE JOSÉ SERRA É PRESO


Banner: LILI ABREU


Postado por DANIEL PEARL às Sexta-feira, Fevereiro 12, 2010 0 comentários Links para esta postagem