sábado, 24 de maio de 2008

Textos com a assinatura de Glauber Nascimento

Agir no hoje pensando no amanhã

Até eu escrever esta coluna o PMDB local ainda não havia oficializado apoio ao projeto de reeleição do prefeito Leonardo Rego (DEM), mas quem sabe neste momento da sua leitura isso já tenha ocorrido. A decisão da sigla parte da líder Maria Rego, a entrevista dela a um jornal de Mossoró e as freqüentes aparições de membros do partido ao lado do prefeito reforçava a intenção de repetir a aliança de 2006. Mas há um questionamento sobre esta decisão: O PMDB vai unido ou não para a campanha municipal? Assim como há defensores da aliança existe também insatisfeitos. Maria vai à luta não como antes, agora como expectadora, passando o bastão político para o filho, Fabrício Torquato. Mas Maria deve ir a campo, defender a bandeira do partido e fazer com que o filho ganhe popularidade e se torne uma espécie de “o novo” na política pau-ferrense. Maria e Leonardo vão andar juntos, diferentemente de 2004, e ambos sabem que terão que aparar algumas arestas junto aos eleitores, resultados ainda de 2004. O PMDB mais uma vez apostou, vencendo sai fortalecido, com pique, inclusive, para em 2012 lutar na cabeça de chapa. Porém, se perder a história é uma outra.


Delicada

A situação das vereadoras Marta Pontes e Tércia Batalha fica desconfortável em o PMDB optando por Leonardo. Marta deve não ir para a disputa, a mãe deve voltar a ativa. O caso de Tércia é bem mais delicado, ou vai com a sigla ou pode ficar sem mandato. Mas Tércia não vai estar sozinha. Xavier, Ivo da Capa, Juciélia Bessa, Paulo Fernandes e tantos outros peemedebistas não vão seguir o partido. O racha parece ser inevitável.

Acirrada

Com PMDB e DEM juntos o número de vereadores dos dois partidos na Câmara pode aumentar consideravelmente. O DEM, inclusive, pode sair fortalecido como nunca no âmbito legislativo.

Natal e Interior

Depois da união de Wilma e Garibaldi em torno da candidatura de Fátima Bezerra à Prefeitura do Natal, muita gente começa a apostar numa dobradinha dos dois em várias cidades do interior do estado. O que não deve acontecer como muitos desejam em várias cidades. Em Mosoró, por exemplo, Garibaldi vai seguir com a prefeita Fafá Rosado; já Wilma, com Larissa. Em Parnamirim ainda não está definido, mas Wilma deve apoiar um candidato e Gari outro. Em Pau dos Ferros com a confirmação do PMDB em apoiar Leonardo, Wilma e Garibaldi também vão estar em palanques opostos.

Conversas

O deputado Robinson Faria continua sem confirmar quem apóia na capital, o assédio pelo apoio do parlamentar e os partidos que o apóiam é grande. Robinson tem conversado com os colegas de sigla, o deputado Raimundo Fernandes, tem sido sempre ouvido pelo Presidente da Assembléia.

Dedicação

Mas Raimundo não deve participar ativamente da campanha natalense não, com vários apoios na região, o trabalho do parlamentar vai ser voltado ao Alto Oeste. O quadro atual favorece aos liderados do deputado em todos os municípios.


Quase oficial

Depois de muitas especulações durante todo o governo Leonardo Rego sobre um possível rompimento do prefeito com o vice, Pastor Alfredo (PR), parece que agora é oficial. O Pastor deve seguir o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) na campanha vindoura. Há algum tempo o Pastor já vinha conversando com Nilton e um encontro, nos últimos dias, na casa do líder religioso foi visto como uma pré-união.

Carnapau

Não há o que discutir: o Carnapau é sem dúvida um grande evento para nossa cidade, atrai turistas, divulga nossa terra e deixa receitas na economia local. A iniciativa dos empresários é elogiável. Mas como nem tudo é perfeito, os organizadores deveriam ter se preocupado em elaborar com mais criatividade a logomarca do evento. Este ano a logomarca é uma imitação barata da do Carnatal. Tudo bem que vale copiar o que outras micaretas têm de melhor, mas a logomarca é demais.

Futebol

No mês de Agosto deve começar a segunda divisão do Campeonato Estadual de Futebol. Da região do Alto e médio Oeste apenas o representante de Apodi. Bem que Pau dos Ferros poderia voltar a cena do futebol potiguar, a segunda divisão seria um bom começo.

Ponto Final

@ O PV pode aderir ao projeto de reeleição de Nilton Figueiredo. Além de conversar com o ex-prefeito, a médica Andréa Maia também tem tido um diálogo com o PT, outro partido que apóia Nilton.

@ Em Marcelino Vieira os ventos de popularidade sopram favoráveis ao prefeito Iramar Oliveira. Quando o assunto é o de eleger o sucessor o prefeito fica com o sorriso estampado no rosto.

@ Em Natal, a rebeldia do deputado federal Rogério Marinho vai ridicularizando a sua carreira política.

@ Nunca fui tão fã do Ronaldo, mas sem dúvida ele deu alegrias ao povo brasileiro. Nas últimas semanas parte da imprensa quis destruir a imagem do rapaz. Lembrem que o mal que ele fez foi a si próprio.

@ Parece que a política local tem sido esquecida por um período. Só se fala agora no empreendimento imobiliário que vai ser construído onde hoje é o éden Clube. Lá será o primeiro condomínio vertical na terrinha.

* Glauber Nascimento é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFRN, apresentador da TV Ponta Negra e colunista do Jornal Resenha Alto Oeste.

Nenhum comentário: