terça-feira, 20 de maio de 2008

Comunidades indígenas, de ciganos e negros serão pesquisadas

Uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado vai identificar as comunidades tradicionais existentes no Rio Grande do Norte e avaliar as necessidades relacionadas à moradia, saúde, educação e assistência social.

O “Diagnóstico de Identificação das Populações Tradicionais” foi iniciado há dois meses pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e deve estar concluído em outubro.

As comunidades de negros, índios e ciganos são os alvos dos pesquisadores da Sethas que estudarão onde estão esses grupos no Estado e qual a situação social de cada um deles.

Com o resultado em mãos, a Sethas fará um planejamento para que sejam implementadas as políticas públicas necessárias, como a construção de moradias adequadas e serviços de assistência social, nos quais serão colocados Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde vão funcionar os programas voltados para idosos, jovens e deficientes da Secretaria.

Também serão viabilizados serviços de saúde, como o Programa de Saúde da Família, e de educação, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), creches e os cursos de formação e qualificação profissional que são oferecidos na Sethas.

Nenhum comentário: