sexta-feira, 30 de maio de 2008

Crendice popular leva paciente a ficar cego no Seridó

A crendice popular está levando algumas pessoas acometidas de conjuntivite a perderem a visão na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Principalmente em algumas áreas rurais, determinados moradores usam urina dos seres humanos e de animais, romã, limão e leite materno, nos olhos.

O médico oftalmologista que atende na região Seridó, Salvador Santos, que além de sua clínica particular atende também na rede pública, confirmou o fato.

"Nesses últimos dias eu tenho recebido casos extremamente graves em que a pessoa tinha um caso de conjuntivite e fez tratamento por conta própria de modo inadequado. Recebi uma senhora de um município vizinho que estava fazendo tratamento da conjuntivite usando urina de gado, isso a gente sabe que existe muito aqui no sertão apesar da informação chegar com muita facilidade às pessoas", declarou.

Salvador Santos demonstrou preocupação com a atitude tomada por determinadas pessoas.

"A crendice ainda existe. Então usam urina, usam limão, usam leite materno, usam romã. A orientação que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia dá, primeiro é que a pessoa tem que procurar um atendimento médico".

O profissional relatou que existe uma rede de atendimento nos bairros e nos hospitais que atende casos de urgência e é para esses locais que os pacientes devem ser levados.

"Um caso como esse que a pessoa estava com conjuntivite bacteriana, ela usou esse material inadequadamente (urina de animal) e ela já chegou com uma úlcera de córnea muito grande e com a cicatrização dessa úlcera ficou um leucoma na córnea e a pessoa deixou de ver por um olho".

Fonte: Dn Online

Nenhum comentário: