terça-feira, 21 de agosto de 2007

Saúde: AL mantém vetos da governadora

Assembléia Legislativa mantém os vetos da governadora Wilma de Faria a duas emendas referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Saúde. As emendas determinavam a revisão do plano a cada seis meses e remuneração de acordo com a qualificação de cada servidor.

Na pauta da Assembléia desde o dia 9 deste mês, a matéria vinha travando a apreciação de outras proposituras pois o regimento interno da Casa determina que só podem ser realizadas novas votações após a apreciação dos vetos.

Antes da votação, o líder do PMDB, deputado José Dias, comunicou ao presidente Robinson Faria (PMN) que os deputados do seu partido estariam em obstrução no momento da verificação de quorum em uma tentativa de que a votação não obtivesse o número suficiente de deputados para ser apreciada durante a sessão.

“A única forma de derrubarmos o veto é esperarmos a volta dos deputados que não estão aqui”, analisou José Dias, referindo-se à ausência dos deputados Álvaro Dias (PDT), Antônio Jácome (PMN) e Micarla de Souza (PV).

O líder do DEM, deputado Getúlio Rego orientou a sua bancada a também posicionar-se em obstrução, já que, a exemplo dos deputados do PMDB, acreditava que se a votação ocorresse durante a sessão desta terça-feira (21) dificilmente a oposição conseguiria derrubar o veto do Executivo. Pensamento compartilhado pela deputada Gesane Marinho (PDT).

Após a verificação de quorum, no entanto, estavam em plenário — e dispostos a votar — 14 deputados, o que dava número legal para a apreciação dos vetos. Na votação secreta, doze deputados votaram pela manutenção do veto enquanto nove parlamentares votaram por sua derrubada. Dessa forma, ficou mantido o veto da governadora Wilma de Faria para o protesto dos servidores que estiveram nas galerias da Assembléia.

Nenhum comentário: