sábado, 24 de abril de 2010

Natal pode ficar de fora do Mundial de 2014, revela Ministro

O ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), admitiu nesta sexta-feira (23) que o Governo Federal pode reduzir de 12 para oito o número de cidade sedes da Copa do Mundo de 2014. O critério de seleção será o cumprimento do cronograma de obras, que deve ser iniciado no dia 3 de maio deste ano.

“No caso de descumprir o prazo de início das obras, o Plano B para a Copa é a exclusão de cidades", confirmou o ministro em entrevista à Folha de São Paulo. Neste particular, Natal pode ficar de fora da Copa 2014, pois o até o momento o governo ainda enfrenta problemas como a falta de recursos e, segundo Orlando Silva, a Fifa exige apenas oito cidades sedes para o Mundial no Brasil.

Quando falou em exclusão de cidades, o ministro citou a execução dos projetos de reforma ou construção de estádios. Mas não apenas esses, também os projetos de mobilidade urbana estão “parados” em Natal.

Governo busca recursos

O governador Iberê Ferreira de Sousa encaminhou para Assembleia Legislativa, desde o dia 8 de abril, uma mensagem para que os deputados autorizem o governo a contrair um empréstimo no valor de R$ 77,6 milhões, que serão investidos em obras de mobilidade urbana, com vistas ao campeonato Mundial de Futebol.

No entanto, a matéria ainda não foi votada na Casa Legislativa. Nesta sexta-feira (23), em entrevista ao Nominuto.com, o deputado Fernando Mineiro (PT) anunciou que o Estado não iria perder o empréstimo, pois havia chegado a um consenso com o presidente da AL, Robinson Farias (PMN).

No entanto, as comissões técnicas não foram formadas e para o projeto ir para votação na próxima semana, como pretende Mineiro, precisaria que houvesse dispensa de tramitação pelos líderes partidários. Ferrenho opositor do Governo do RN, o líder do PMDB resiste em liberar a tramitação.

Essa disputa política pode atrasar a autorização de empréstimo, a liberação do dinheiro pela Caixa Econômica e, com isso, colocar a Copa do Mundo em Natal em risco.

O secretário estadual especial da Copa 2014, Fernando Fernandes, resolveu encaminhar parte da documentação para o banco nesta sexta-feira (23), cumprindo o prazo que a Caixa havia concedido ao governo. “Falta apenas a autorização da Assembleia”, disse o secretário.

Nenhum comentário: