quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Inverno: Previsão aponta chuvas de normal a abaixo da média

Durante encontro realizado no mês de dezembro de 2009, em Campina Grande/PB, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e as condições globais das variáveis meteorológicas dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.

Essas análises possibilitaram elaborar a previsão climática para o trimestre que vai de janeiro a março de 2010, para o semiárido nordestino.

No Oceano Atlântico Tropical Sul, observa-se que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) tem valores próximos da normalidade, enquanto que no Atlântico Tropical Norte há predomínio de anomalias positivas (temperatura em alta).

Desta forma, para o período de janeiro a março de 2010, a maioria dos modelos climáticos indica tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica sobre o setor semiárido do Rio Grande do Norte, região essa que abrange as regiões Oeste, Central e grande parte do Agreste.

Com relação à temperatura do ar, a tendência é de aumento de temperatura entre 1 e 2ºC sobre toda a região Nordeste.

É importante ressaltar que o clima semiárido do Rio Grande do Norte tem como característica alta variabilidade espacial e temporal na ocorrência das chuvas.

Isto significa que algumas localidades poderão receber chuvas em quantidade maiores em intervalos de tempo menores do que outras localidades.

Nenhum comentário: