quarta-feira, 14 de abril de 2010

Especialistas dizem que caso é preocupante

O veterinário Sidney Sakamoto, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), explicou que o vírus da raiva pode ser transmitido através da saliva de cães, gatos e morcegos.

"Um animal com raiva transmite a infecção a outros animais ou aos humanos ao morder-lhes ou, por vezes, ao lambê-los, como é o caso de morcegos", explica o especialista Sidney Sakamoto.

Ainda conforme o especialista, "a partir do ponto de inoculação inicial o vírus desloca-se através dos nervos até à medula espinhal e cérebro, onde se multiplica. Em seguida, desce pelos nervos para as glândulas salivares, onde se instala", explica Sakamoto, acrescentando que a raiva pode ser furiosa ou muda. Na raiva furiosa, o paciente fica agitado e posteriormente fica paralisado e morre.

Na raiva muda, é a paralisia localizada ou generalizada o que predomina até à morte.

As informações de Sidney Sakamoto foram confirmadas pelo veterinário Domício Vale, da Vigilância Sanitária da 2ª Regional de Saúde de Mossoró.

Vale complementar dizendo que os sintomas da raiva costumam apresentar-se entre 30 e 50 dias depois do contágio, mas o período de incubação varia desde 10 dias a mais de um ano. Este período costuma ser mais curto nas vítimas de ataques em áreas perto da cabeça ou muitas mordidas.

Fonte: De Fato.

Nenhum comentário: