quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Jornal De Fato: Terceiro Suassuna é morto no Alto Oeste

O agropecuarista Eriberto Suassuna Barreto, que tinha 66 anos e pertencia a uma das famílias mais tradicionais do Alto Oeste potiguar, foi morto a tiros por volta das 8h de ontem. O crime ocorreu em frente ao Fórum Municipal Jaime Jammes de Aquino. A vítima foi executada por dois homens que andavam em uma motocicleta.

Antes dele, já tinham sido assassinados João e Geovane Suassuna Barreto, irmãos. Eles eram quatro irmãos e o único que ainda está vivo é conhecido como "Zé". O intervalo entre as mortes de Eriberto e João é de três meses.

De acordo com informações preliminares que foram passadas por policiais militares da cidade, a vítima estava indo para o trabalho, em uma motocicleta, quando foi surpreendida por dois homens armados, também de moto.

O crime ocorreu no bairro São Benedito, próximo à casa da vítima, que fica situada à Rua Antônio Fontes. Eriberto Suassuna ainda chegou a ser levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito. Ainda ontem, o corpo de Eriberto foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.

Os primeiros levantamentos acerca deste crime foram realizados pelo delegado regional de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues de Lima, mas o crime deve ser apurado através de um delegado designado em caráter especial, assim como ocorreu com a morte de João Suassuna, executado a tiros no dia 29 de julho deste ano, quando foi sequestrado de dentro de sua fazenda em Riacho da Cruz.

O crime está sendo investigado pelo delegado Iramar Xavier Cruz, que foi designado pela Delegacia Geral de Polícia (DEGEPOL) em Natal. Como existe suspeita de ligação entre os crimes, Iramar deve assumir.

De acordo com informações colhidas pela reportagem, existe a suspeita que a morte dos irmãos Suassuna seja fruto de uma desavença com outra família tradicional da região e que eles sejam mais três, entre várias mortes registradas ao longo dos últimos anos.

As mortes ocorreriam não só no Rio Grande do Norte, mas noutros Estados da região, como Paraíba.

Eriberto Suassuna era um homem muito conhecido em Pau dos Ferros, onde já exerceu cargos de grande importância, como a diretoria do Hospital Regional da cidade e atualmente trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: