quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PT quer definição em novembro, afirma Fátima Bezerra

O Partido dos Trabalhadores já programa conversas individuais com os quatro pré-candidatos da base governista - Iberê Ferreira de Souza (PSB), Carlos Eduardo Alves (PSB), Robinson Faria (PMN) e João Maia (PR).

A informação é da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que defendeu também a prévia definição de um calendário para que os aliados do presidente Lula e da governadora Wilma de Faria (PSB) deem início ao debate programático e à definição do bloco de forças políticas que disputarão a eleição do próximo ano.

"Acho totalmente inadequado deixar essa definição para o ano que vem. Nós já estamos no mês de agosto e acredito que novembro já seja um período ideal para abrirmos esse debate", opinou a petista.

Os encontros com os quatro pré-candidatos governistas ainda não têm data definida, mas a parlamentar ressalta que o PT não tardará a procurá-los. Segundo ela, a ideia é discutir temas de ordem programática e também a posição de cada um no que diz respeito à eleição para a presidência da República da ministra Dilma Rousseff (PT).

"Eu sei que essa não é uma equação simples, mas vale a pena fazer todo o esforço e, com muita sabedoria, habilidade, maturidade, respeito e diálogo, nós podemos construir um bloco sintonizado com os aliados do presidente Lula."

Fátima Bezerra frisou, porém, que o PT não estará em nenhum palanque onde se encontre o Partido Democratas (DEM). Ela observa que, face tal preceito, faz-se necessário um prévio debate entre os membros da nova parceria formada entre o PMDB, PMN, PP e PR, já que os líderes das quatro legendas deixaram claro não haver qualquer ressalva quando a conversas políticas para a eleição de 2010, incluindo o DEM. "Nós vamos indagar claramente: eles estarão no palanque do presidente Lula ou do PSDB e do DEM?".

A petista disse ainda que tem conversado tanto com a governadora Wilma de Faria como com o deputado Henrique Alves e diz não crer na ruptura do PMDB com o grupo aliado.

Nenhum comentário: