sábado, 19 de abril de 2008

IRFS caiu significativamente no atual governo municipal

Fazendo um comparativo com o ano de 2002, período em que a cidade era administrada pelo então prefeito Nilton Figueiredo, o Índice Fiscal, de Gestão e Social (IRFS), medido pela CNM, era de 0,52 caindo drásticamente para 0,42 em 2005, primeiro ano de mandato do prefeito Leonardo Rego.

Este índice está aliado a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é um dispositivo do governo brasileiro que tenta evitar que prefeitos e governadores endividem as cidades e estados, gastando mais do que conseguem arrecadar através de impostos.

Tal medida é necessária já que diversos políticos costumam no final de seus mandatos iniciarem diversas obras de grande porte, procurando se re-eleger, dessa forma, lubridiando a opinião pública e fazendo uma verdadeira “lobotomia” na cabeça dos menos esclarecidos.

Diante desses números desanimadores, a população de Pau dos Ferros pode ficar em alerta com relação às cobranças que devem ser feitas, principalmente neste ano que é de eleição e muitas promessas podem ser questionadas em virtude ao fraco desenvolvimento local.

Nenhum comentário: