segunda-feira, 14 de junho de 2010

Assembleia sedia abertura da 12ª Semana Nacional de Política Sobre Drogas

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta segunda-feira (14), a abertura da 12ª Semana Nacional de Política Sobre Drogas, realizado pelo Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (Conen). O evento é realizado anualmente. O tema deste ano é “A Juventude na Prevenção do Uso de Drogas”. A abertura foi realizada no Auditório Robinson Faria.

De acordo com o presidente do Conen, Magnus Barreto, o combate às drogas depende de três fatores: prevenção, tratamento e repressão policial. “Esses três fatores têm igual importância e se completam. Quanto antes se fizer o alerta aos jovens contra as drogas, melhor. Assim como a prevenção, o tratamento dos dependentes e a repressão contra traficantes são fundamentais”, afirmou Magnus Barreto.

A relação do tráfico de drogas com outros crimes é preocupante. O delegado titular da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), Odilon Teodósio, afirmou que cerca de 80% dos homicídios cometidos na Grande Natal têm alguma relação com as drogas.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e órgãos da administração pública federal, conselhos estaduais e municipais de políticas públicas sobre drogas e instituições da sociedade civil que atuam na área de prevenção às drogas.

Durante o evento, que será realizado até o dia 22, serão realizadas diversas palestras sobre o tema, e serão entregues comendas a pessoas e instituições com trabalhos na área. No dia 22, haverá a premiação do 3º Concurso Estadual de Cartazes com Frases, que premia os estudantes que realizam os melhores cartazes de prevenção às drogas.

Nenhum comentário: