segunda-feira, 31 de maio de 2010

Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar de enfrentamento ao crack

“O crack é uma epidemia nacional”. Esta é a definição do deputado federal, Fábio Faria (PMN/RN), que este mês se tornou coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack. O parlamentar esteve presente nesta segunda-feira, 31, ao lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A proposição do deputado Antônio Jácome (PMN) foi assinada durante o evento pelos deputados Ricardo Motta (PMN), Gilson Moura (PV), Larissa Rosado (PSB), e Márcia Maia (PSB). A senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista no Congresso, também esteve presente.

O presidente da Frente Parlamentar nacional, assinada por mais de 400 parlamentares no Congresso Nacional, deputado Fábio Faria iniciou os debates apontando dados levantados pela comissão. “Nós temos cerca de 1,3 milhão de viciados no Brasil, isso significa 0,7% da população do país. A cada 4 viciados, 1 morre no período de 5 anos.”, revelou Fábio Faria. O parlamentar criticou o Plano Nacional de Combate ao Crack apresentado pelo Governo Federal na semana passada. “Temos que combater o crack com políticas públicas. Não é só questão de segurança, é uma questão social. Vivemos na década do crack. O plano Nacional de Combate ao Crack é vago, não tem metas claras”, afirmou.

Hoje os custos para tratamento de um viciado em crack em clinicas de reabilitação chega a custa 3 mil por mês, por pelo menos 1 ano. O presidente da Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Jácome, destacou que o trabalho de prevenção é essencial. “Quando vice-governador, eu vi no projeto de prevenção da Polícia Militar, o PROERD, uma alternativa ao combate as drogas. E incentivei ao máximo”. O secretario de Defesa Social do Município de Natal, delegado Sérgio Leocádio, propôs a criação de uma rede de enfrentamento ao Crack.

A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack espera que na próxima semana consiga audiência com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva para apresentar um plano de combate ao crack alternativo.

Nenhum comentário: