quinta-feira, 15 de abril de 2010

Governo confirma morte de cidadão por raiva humana em Frutuoso Gomes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), divulgou ontem que os exames constaram que o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, residente do sítio Candéia, em Frutuoso Gomes, foi vítima do vírus que causa a raiva humana.

Sebastião morreu às 15h15 de sexta-feira da semana passada, uma hora depois de dá entrada no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Em Frutuoso Gomes, técnicos do Governo do Estado isolaram 12 pessoas para observação e receber vacinas e iniciou um levantamento dos rebanhos e colônias de morcegos da região.

Segundo o coordenador da SUVAM, Helvécio Martins, os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria de Agricultura iniciaram um trabalho no município de Frutuoso Gomes e cidades vizinhas para evitar que surjam outros casos de raiva humana. No caso de Sebastião Pereira, quando foi internado, ele contou que foi mordido quando tentou pegar uma cangaia (usado para transportar lenha em animais) na dispensa de sua casa.

O vírus levou mais de 40 dias para se desenvolver e atingir o sistema nervoso de Sebastião Pereira. No caso em questão, a recomendação dos especialistas é lavar o ferimento com água corrente e sabão em barra. E, logo em seguida, o paciente deveria procurar o posto de saúde da cidade.

"É preciso atenção total quando for atacado por animais silvestres, como sagüi, raposa e morcego", destaca o coordenador da Suvam, Helvécio Martins. Estas três espécies existem em grande quantidade na região do Alto Oeste.

Nenhum comentário: