terça-feira, 28 de julho de 2009

RN tem 23% de crianças analfabetas e fica em 6º no ranking de pior desempenho no país

O Rio Grande do Norte tem um dos piores índices de alfabetização do país entre crianças de oito e nove anos de idade. Apesar dos vários programas de atenção à criança dos governos municipal, estadual e federal, o estado ainda tem 23% de crianças analfabetas.

O índice corresponde a um alarmante número de 28 mil crianças que apresentam deficiências não apenas em português, mas em todas as outras disciplinas, já que sua capacidade de compreender textos é muito limitada.

Essas crianças chegarão ao sexto ano com grandes dificuldades em sala de aula e brevemente deverão engrossar as fileiras do analfabetismo funcional e reforçar a indústria de projetos sociais voltados para a educação de jovens e adultos.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Pnad e revelam que o estado obteve o sexto pior desempenho no país e o quinto no Nordeste no ranking de crianças analfabetas.

A pesquisa ainda mostra que os índices de analfabetismo do RN entre crianças de oito a nove anos, é igual à média na região Nordeste que obteve o pior desempenho entre todas as regiões do país e é superior à média nacional que é de 11,5%.

O Rio Grande do Norte está melhor apenas que os estados do Maranhão (38%), Alagoas (29)%, Piauí (27%), Paraíba (24%) e o Pará (24%) na região Norte.

Nenhum comentário: