sexta-feira, 31 de julho de 2009

Riachuelo tem o sexto prefeito cassado no Rio Grande do Norte

Cai mais um prefeito do Rio Grande do Norte. Na sessão de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) cassou o mandato do prefeito de Riachuelo, Paulo Bernardo de Andrade Júnior (PSB), e de seu vice, Cleudisson de Azevedo Cruz, dando provimento ao recurso da coligação adversária "Liberdade do Povo" (PMDB, PT, PTB, PSDB e PR).

Os oposicionistas acusaram o governante municipal de ter praticado conduta vedada pela legislação eleitoral e realizado captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos.

O ponto crucial foi a utilização do cheque-reforma, com distribuição a eleitores, para obras em residências de 99 famílias do município de Riachuelo.

Por maioria de votos, a Corte Eleitoral, para determinar a cassação, reconheceu que houve tanto a violação do artigo 41-A (compra de votos) como do artigo 73, IV (conduta vedada a gente público), ambos da Lei das Eleições (9.504/97).

Com base nas eleições de 2008, a Justiça Eleitoral cassou os prefeitos de Patu, São José de Campestre, Guamaré, Angicos e Riachuelo. Aguardam julgamento definitivo os prefeitos de Tibau e Espírito Santo.

Um comentário:

Unknown disse...

Merecido o prefeito cassado de Riachuelo so quer par ele ganha o dinheiro do povo e não vem na cidade na semana, so que o vice Son Azevedo não tem nada a ver com as fraudes do prefeito cassado.

Gilmar Azevedo