sábado, 27 de junho de 2009

RN imuniza 83% de crianças contra a paralisia

Com uma semana de trabalho o Rio Grande do Norte atingiu 83% de cobertura vacinal. A capital do Estado atingiu o total de 78%. Já a grande Natal chegou aos 81% e Mossoró 88%.

A coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeane Guedes, explicou que o ideal era que o RN conseguisse atingir a meta no dia D de vacinação, mas como isso não foi possível, os municípios continuarão vacinando até que se alcance a meta. "Há um pequeno atraso principalmente por causa da paralisação com as festas juninas", concluiu.

Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. No entanto, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, alertou que o trabalho de prevenção deve continuar.

Segundo a subcoordenadora, "o vírus ainda está presente em países como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, o que poderia acarretar uma reintrodução da doença no Brasil".

A campanha é destinada a todas as crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de terem recebido a vacina em outros anos. A segunda etapa será realizada no dia 22 de agosto e todas as crianças imunizadas na primeira fase devem tomar uma nova dose. A meta do Ministério da Saúde é de atingir 95% do público-alvo.

Nenhum comentário: