quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Em Almino Afonso morre uma das mulheres mais velhas do RN

Morreu, de causas naturais, uma das mulheres mais velhas do Rio Grande do Norte, Fausta Carlos Maia, conhecida carinhosamente por ``mãe Fausta'', aos 108 anos.

Estava perto de completar os 109 anos no pr¢ximo dia 19 e morava na fazenda Oriente, no município de Almino Afonso, região oeste do estado.

"Já estávamos organizando a festa de seu próximo aniversário. Ela morreu em casa, já estava muito debilitada mas não houve sofrimento", declarou a jornalista Nelly Carlos Maia, neta de mãe Fausta.

Ela conta que a avó há não estava lúcida, porém vivia repetindo que queria viver muito.

"Brincávamos dizendo que ela chegaria aos 200 anos. Quando a gente perguntava porque ela queria viver tanto, ela dizia que era para ver o céu, as plantas, os animais, o açude, filhos e netos. Sempre foi muito católica", afirmou a jornalista.

Quando filhos e netos pediam a sua benção, ela respondia: "Deus lhe dê saúde, Deus lhe cubra de virtude, felicidade e livre de tudo quanto for ruim e lhe guie para tudo o que for bom".

O marido dela, Mário Benício Maia, chegou a ser convidado para entrar no bando de Lampião e ela não deixou...

Como Benício era amigo de um integrante do bando, Lampião não invadiu Almino Afonso. Nelly Carlos acrescentou que mãe Fausta comentava muito sobre a seca de 1915 e de como o seu pai manteve abastecida a família.

Mãe Fausta Também era cuidadosa com a sua alimentação. Nos últimos 20 anos deixou de comer carne e bebia muito chá...

Comia as frutas que plantava em sua fazenda, a qual comandava desde o falecimento do marido, há 22 anos. Até hoje a fazenda está no nome dela.

Ela teve 10 filhos, 48 netos, 69 bisnetos e 4 tataranetos. Viveu nos séculos XIX, XX e XXI e ainda foi a comícios na última campanha política.

Nenhum comentário: