domingo, 24 de agosto de 2008

Novos tempos, novos ditadores!!

Desde a transição para o regime democrático, o Brasil garantiu o direito à liberdade de expressão em sua Constituição Federal, no art.5° IV, XI, XIV CF 1988.

O Brasil também avançou nas questões como a regulamentação do setor de radiodifusão, a liberdade de imprensa e a democratização do acesso aos meios de comunicação.

Mas... parece que na ilha ainda não se têm conhecimento de tal avanço. Aqui me surpreendo com a justiça sempre querendo ofuscar a liberdade conseguida a duras penas e que o diga o saudoso jornalista Vladimir Herzog. Por isso fico estarrecido em saber que em pleno século 21 o cidadão não possa exercer seus direitos cívicos de liberdade de opinião política publicamente, devido à censura imposta por juízes.

Não há verdades absolutas, bem já diziam os antigos filósofos da Grécia Antiga: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia". Ora, pois, se assim o é, quem pode se dizer o detentor da verdade absoluta?

O que escrevemos é lido por quem quer ler, quem não quer, nem precisa usar a tecla delete, apenas não acesse. É como um canal de TV, muito simples, quando o programa não agrada controle nele e pronto.

Posso muito bem achar legal a brilhantina e voltar no tempo usando-a junto com aquela "calça desbotada" com boca de sino, e daí? Eu posso sim! Mas existe uma grande e longa diferença entre querer fazer e de fazer que alguém goste e venha usar.

Eu tenho o direito de me expressar, contudo querer que todos sigam esse estilo é outra coisa, seria tirania, burrice comprovada, um ser retrogrado e estagnado no universo social, e mais; um desrespeito para com as individualidades diferenciadas que há na criação. Se todos gostassem do amarelo, que seria do azul, do vermelho e o verde?!

No meu entender está faltando às autoridades maturidade e respeito a real liberdade de expressão do próximo.

Agora aqueles que usam a liberdade de expressão para abusar, para agredir, magoar e denegrir a imagem de outrem me parece que essa "liberdade" a qual eu aqui a chamo de libertinagem é aceita pelas autoridades.

Abaixo a ditadura política, não critique, produza, não destrua, plante algo de bom.E viva a contemporaneidade, livres de cabresto, cada vez mais presa aos sentimentos inerentes a todo ser humano, propiciando um novo mundo, mundo da liberdade.

Não vejo à hora de ver a "justiça" de hoje, sendo uma justiça que aja de forma mais justa, contudo, espero que as autoridades judiciais, amadureçam como seres justos e éticos e, se utilizem da autoridade que lhes foram dada para denunciar os ladrões, os corruptos da coisa publica; enfim, façamos de nossa justiça um instrumento de esclarecimento a um mundo mais justo.

Não é preciso ir muito longe, pois vocês que oprimem sabem que são.

Há tantos seres passando fome de justiça, fome de pão, fome de saber, não prendamos nossas escritas apenas em favor do vazio.

Como cidadão e pagador de impostos, tenho meus direitos de expressão assegurados por Lei. Eu posso ter um lado e defender o que acredito.

A internet é livre. Livre para falar, discordar, desagradar e agradar.

Eu posso escrever sobre tudo que me interessa e se tem alguém que lê é porque se interessa também. Viva a diferença de cultura, viva o respeito as opiniões e acima de tudo:

Viva a liberdade de expressão!

* Francisco Gomes - www.franciscogomes.blogspot.com

Nenhum comentário: