segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

TÉRCIA X DEFINIÇÕES
A crise envolvendo a presidenta da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, vereadora Tércia Batalha e o PMDB está perto de ter o seu fim. Afastada da sigla desde 2005, Tércia terá que tomar um posicionamento até o próximo dia 05, data limite imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral para que pretensos candidatos possam mudar de domicílio e de partido para concorrer ao próximo pleito. Nos últimos dias, Pau dos Ferros acompanhou, através da imprensa e de conversas paralelas, um encontro ocorrido entre Tércia e o empresário Xavier Rego em que o segundo teria dado garantias a primeira para que permanecesse no PMDB. Já diz o velho ditado: gato escaldado tem medo de água! Nessa linha, a coluna acha difícil que Batalha venha a aceitar as garantias de Xavier, até porque meses atrás o ex-deputado Elias Fernandes já sinalizou negativamente aos projetos de Tércia para 2008, afirmando inclusive que o seu PMDB não daria legenda para que ela pudesse vir a concorrer no próximo pleito. Na verdade, enxergamos ai uma situação difícil de ser revertido. Apesar de afirmarem negativamente a essa tese (tanto Tércia Batalha, quanto Maria Rego), sabemos que ficaram magoas de ambas as partes desde o anuncio do racha político que se agravou nas eleições de 2006. Com isso o destino de Tércia, apesar de não ter confirmado oficialmente, já está traçado. A vereadora deverá migrar nos próximos dias para o PSB da governadora Wilma de Faria. Tércia já recebeu do deputado federal Rogério Marinho o convite para ingressar na legenda. Na minha humilde opinião, esse partido chegará como um presente dos céus, pois Wilma que apoiará Nilton certamente exigirá a presença do seu partido na chapa majoritária e será aí que Tércia ganhará fôlego e terá chances sobrando para ser a candidata a vice em uma chapa encabeçada pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP). Essa novela com o PMDB certamente beneficiará Batalha, vez que a mesma, que de boba não tem nada, sairá do partido já com vistas em outra sigla que lhe dará a oportunidade de alçar vôos muito mais altos. Começa a se esculpir a chapa de oposição para 2008.


MEIA VOLTA
Tomamos conhecimento de que o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Boanerges Júnior pediu afastamento (não remunerado) das suas funções na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e abortou o mestrado que vinha cursando em Natal. A nota publicada aqui nesse espaço parece ter rendido efeito, vez que o secretário estava ausente das suas funções na referida secretaria, porém continuava respondendo pela pasta. O secretário não aguardou sequer que o Ministério Público começasse a investigar a denuncia, retornou rapidinho para o Município. Segundo fontes, o homem agora promete estar mais presente na sede da secretaria de saúde do município. Menos ruim!!!

CRIME
Mais um fato triste foi registrado na semana passada em Pau dos Ferros. Dois delinqüente entraram na loja PlayBoy Sport e tentaram matar o seu proprietário para roubar. O apodiense José Alcieudo de Morais, conhecido por Sueldo foi gravemente ferido a golpes de faca e se recupera na U.T.I. do Hospital Regional de Pau dos Ferros. É lamentável que fatos como esse estejam acontecendo em nossa cidade. Será isso fruto do crescimento? O desenvolvimento tem suas desvantagens! O certo é que já andamos com medo em solo pau-ferrense.

TRABALHANDO
Dessa nova história de violência ocorrida na semana passada, só ficamos menos tristes, porém nada tranqüilos, com o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar que em poucos minutos conseguiu prender os dois envolvidos no bárbaro ataque ao proprietário da PlayBoy Sport. É necessário frisarmos que a nossa policia está bem posta e dificilmente deixará nas ruas os delinqüentes que cometem suas barbaridades. Parabéns ao trabalho que vêem sendo desenvolvido pelo 7º BPM.

FEIJÃO COM ARROZEm conversa recente com o colunista, a Presidenta do PMDB local, Maria Rego reafirmou que as pretensões atuais do partido em Pau dos Ferros é de lançar candidatura própria. Segundo Maria, existe inclusive uma orientação do partido a nível Nacional para que os diretórios municipais apresentem candidatos a prefeito, porém nada impede que os partidos se coliguem. Ou seja caro leitor: Maria disse e desdisse. Na verdade, não sabemos ainda, nem os próprios membros da sigla sabem o futuro do PMDB.

NEGATIVAMENTE
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) foi mais uma vez vaiado em evento oficial. Dessa vez, parte do público presente na abertura da Finecap fizeram soar uma entoada vaia quando o líder do executivo pau-ferrense fazia a abertura oficial da festa que comemorou os 151 anos de Emancipação Política de Pau dos Ferros.

CONVENÇÃO
A cidade de Portalegre realizou na manhã de ontem a convenção municipal do PMDB. O Prefeito do município, Euclides Pereira foi reconduzido ao cargo de presidente da sigla que comanda o executivo municipal desde as eleições de 2004 quando substituiu o PP do então prefeito Manoel de Freitas Neto, o Neto da Emater.

EMBATEE por falar em Portalegre, é cada vez mais cogitada a possibilidade de uma disputa envolvendo o atual prefeito, Euclides Pereira com o ex-prefeito Manoel de Freitas Neto (PP). Até então aliados, Neto e Euclides poderão travar uma disputa pelo comando do município. Fontes ligadas a Neto garantem que ele disputará a eleição independentemente do apoio de Euclides que pode concorrer à reeleição.

ABRINDO MÃONo último pleito, mesmo com o direito de disputar à reeleição, Neto resolveu apoiar Euclides para honrar um compromisso assumido anteriormente. Afirmam os correligionários dos dois políticos que Neto apoiou Euclides com o compromisso de Euclides voltar a apoia-lo em 2008. As definições devem acontecer em meados do próximo ano. Correm boatos ainda de que Neto da Emater poderá ser candidato pela oposição, com o apoio do grupo liderado pelo deputado portalegrense Getúlio Rego (DEM).


GIRANDO
@ A ex-vice prefeita de Pau dos Ferros, Maria Rego (PMDB) foi cordial ao receber a nossa reportagem em sua residência, em Natal, em pleno feriado de 7 de setembro.

@ Com relação a uma possível saída de Tércia do PMDB, Maria Rego não afirmou, mas deu a entender que o partido brigará pela sua cadeira na justiça no entendimento da polemica ‘fidelidade partidária’.

@ Tércia Batalha tornou vago os cargos de dois colegas vereadores, Ismael Mendes e Socorro Cunha em cima dos entendimentos da ‘fidelidade Partidária’.

@ Se recuperando do infarto sofrido no fim do mês passado, Nilton Figueiredo (PP) só tem olhos para a política de Pau dos Ferros. Ele é mais candidato do que nunca.

@ O jovem médico Bráulio Figueiredo retornou na noite de ontem para São Paulo, onde faz especialização em nefrologia . Ele esteve em Natal acompanhando o tratamento de saúde do seu pai, Nilton Figueiredo.

@ A reforma do setor de Urgência do Hospital Regional ‘Cleodon Carlos de Andrade’, principal unidade hospitalar do Alto Oeste, deve ser inaugurada no próximo dia 20. Nilton Figueiredo se esforçará para estar presente.

@ Se trocar o PMDB pelo PSB, Tércia Batalha deve assumir a presidência do partido na cidade. Nada mais justo do que alguém com mandato no comando.

@ O empresário Xavier Rego, não confirmou a informação de que teria garantido legenda para Tércia Batalha disputar as próximas eleições inclusive como candidata a vice. De acordo com o empresário, nada foi falado nesse sentido. (Matéria completa na página 03).

@ O vereador Manoel Gomes, Nel de Gagaça (PSB) quer a todo custo caçar o mandato do Prefeito Leonardo Rego (DEM). Ele já chegou a sugerir o feito em plenário. Material para afastar Leonardo tem de sobra!

@ Será por isso que Nel anda diariamente com o vice-prefeito de Pau dos Ferros, Pastor Alfredo Luiz? Quais as verdadeiras intenções do Pastor Alfredo? O povo quer saber!

@ Aqui da coluna partem votos de pronta recuperação para o amigo Sueldo da PlayBoy Sport que foi barbaramente atacado na ultima quinta feira e se recupera na U.T.I do Hospital Regional. Sucesso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente,esse crime abalou Pau dos ferros, porém , com o brilhante trabalho da polícia, os marginais já foram presos.
Só resta agora torcer para que os" direitos humanos" não soltem esses bandidos.