terça-feira, 1 de junho de 2010

ILP promove curso de segurança no trabalho

O Instituto do Legislativo Potiguar-ILP deu início ao curso de Segurança do Trabalho. Com mais de sessenta alunos inscritos e ministrado, no horário noturno, pelo professor Odson Silva, o curso terá a duração de três semanas, tendo como enfoque a Segurança Pessoal, Segurança no Local de Trabalho, Segurança da Documentação e Segurança Pessoal.

No aspecto Segurança Pessoal, está sendo visto, principalmente, a questão do comportamento individual, com enfoque na autodisciplina, no qual é recomendado ao servidor não falar de sua atividade profissional, com quem quer que seja, quando esta requerer sigilo, o mesmo valendo para a proteção da identidade do funcionário.

Um terceiro aspecto diz respeito à compartimentação, que aborda o trato com matéria sigilosa, ao mesmo tempo que recomenda ao servidor evitar inteirar-se de assuntos que não estejam sob sua responsabilidade.

Segundo declaração do prof. Odson Silva, “é necessário que o servidor desenvolva a mentalidade de segurança, pois de nada adiantará o estabelecimento de rigorosas medidas de segurança se o pessoal responsável por sua aplicação não tiver consciência da importância e da validade de tais medidas”.

Segundo ele, “a formação da mentalidade de segurança demanda um trabalho contínuo de conscientização e deve estar inserida no programa de treinamento de pessoal e constituir-se numa constante doutrina a ser desenvolvida”.

O curso está sendo ministro na sede do ILP e prosseguirá até o dia 22 deste mês.

Nenhum comentário: