terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto Vara Itinerante será instalado amanhã em Alexandria

Será nesta quarta-feira, a partir das 8h30, a instalação do projeto Vara Itinerante no município de Alexandria, região Oeste do Estado. Durante toda esta quarta-feira, a Vara do Trabalho de Pau dos Ferros vai funcionar atendendo à população da cidade de Alexandria e municípios circunvizinhos. O local do evento, antes marcado para a Câmara Municipal, mudou. O atendimento será no prédio da prefeitura.

A proposta do projeto Vara Itinerante, que visa aproximar o cidadão do poder judiciário trabalhista facilitando seu acesso à justiça, é uma experiência pioneira dentro do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. É a primeira vez que uma vara do trabalho de desloca até outra localidade dentro de sua própria jurisdição.

O atendimento durante o dia da ação consistirá no recebimento de reclamações trabalhistas, inclusive a termo (sem advogado), no fornecimento de informações processuais e na realização de audiências trabalhistas. Para os usuários que necessitarem continuar fazendo uso dos serviços oferecidos dentro do projeto “Vara Itinerante” será possível fazê-lo nos dias seguintes através de contato telefônico junto à Vara Trabalhista de Pau dos Ferros.

Embora instalada em Alexandria, a Vara de Pau dos Ferros também funciona normalmente durante o dia 14 de abril na sua sede, visto que apenas uma parte dos servidores da vara será deslocada para a cidade de Alexandria. A ação conta com o apoio do TRT-21, da Prefeitura de Alexandria, da Câmara Municipal da cidade, dos veículos de comunicação locais e dos servidores de outras jurisdições colaborando na logística do evento.

Segundo o Juiz Titular do Trabalho da Vara de Pau dos Ferros e coordenador do projeto Vara Itinerante, Dilner Nogueira Santos, há planos de efetivar o projeto e estendê-lo a outras varas do estado. Tudo dependerá da adesão da população a ação.

“O projeto ‘Vara Itinerante’ objetiva, acima de tudo, conscientizar os municípios da jurisdição que a Justiça do Trabalho não está limitada apenas à cidade de Pau dos Ferros. Todo o cidadão de um dos 38 municípios que constituem a vara que buscarem a justiça trabalhista será beneficiado, independente de onde resida.”

Nenhum comentário: