quinta-feira, 25 de março de 2010

PMDB de Pau dos Ferros está sem comando

Segundo reportagem do jornal De Fato, faz dois anos que as lideranças do Partido do Movimento Democrata Brasileiro (PMDB) no município digladiam pela direção da sigla. A celeuma tomou proporções tão avançadas que hoje o partido está sem comando oficial, pelo menos de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral.

Com a investida do ex-deputado estadual, atual vice-presidente do partido no Estado, Elias Fernandes, de tomar o diretório municipal das mãos do vice-prefeito Fabrício Torquato, a legenda ficou sem dono.

Como o diretório estadual não homologou o diretório municipal, escolhido democraticamente pelos convencionais, que elegeu Fabrício Torquato (presidente) e o atual presidente da Câmara Municipal, Manoel Florêncio (vice), nem o TRE reconheceu, ainda, a Comissão Provisória encabeçada por Elias Fernandes, teoricamente fica valendo o diretório escolhido ainda em 2006 que tem à frente a ex-vice-prefeita Maria Rego - embora nos termos legais este já tenha caducado.

Recentemente, outra mudança de postura acirrou ainda mais a briga entre as facções peemedebistas. Manoel Florêncio, que havia assumido o comando do PMDB com afastamento de Fabrício Torquato para o comando da Secretaria Municipal de Saúde, não aguentou a pressão do grupo de Elias Fernandes e aceitou abandonar o comando da sigla para se tornar um membro comum da suposta Comissão Provisória que ainda não recebeu validade. "O que está valendo, pelo que Elias está dizendo, é a Comissão Provisória", explicou Florêncio.

Maria Rego, que sempre manteve uma boa relação com o presidente da Câmara, disse que não sabe ao certo os motivos que o levaram a tomar certa decisão. "Gosto de Manoel, mas acho que ele não agiu corretamente", reclamou.

Ela questiona porque só em Pau dos Ferros está havendo esse tipo de perseguição. "Não houve uma medida exata para todos os diretórios no Estado, eles mesmos (Henrique e Garibaldi) não sabem onde vão ficar este ano. Por que essa pressão só em Pau dos Ferros?", questionou a líder peemedebista, culpando o pré-candidato a deputado estadual, Gustavo Fernandes (filho de Elias Fernandes), por todo esse desentendimento no município. "A perseguição é unicamente feita por Gustavo Fernandes e Elias está de pano de fundo", denunciou.

Nenhum comentário: