segunda-feira, 8 de março de 2010

OAB anula 2ª fase do exame após suspeita de fraude

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu neste domingo cancelar a segunda fase do exame nacional de 2010 após a suspeita de vazamento do gabarito da prova. O novo exame, que autoriza os advogados recém-formados a atuar no mercado, será realizado no dia 11 de abril.

Ao todo, 18.720 candidatos, em 155 cidades do país, realizaram a prova que pela primeira vez foi feita de forma unificada. Os inscritos serão informados pela OAB sobre o cancelamento e a remarcação do exame que foi decidida na reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da entidade.

Durante o encontro, uma comissão de representantes de um grupo de bacharéis, fez um apelo para a prova não ser cancelada.

Segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o cancelamento é para garantir a credibilidade do exame e evitar que as provas sejam questionadas na Justiça.

A tentativa de fraude ocorreu na cidade de Osasco (na Grande São Paulo), onde um candidato foi flagrado com as respostas de cinco questões da prova, antes mesmo da distribuição dos formulários do exame. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

OAB também pediu ao Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UNB (Universidade de Brasília), responsável pela prova, que instaure imediatamente sindicância para apuração interna da irregularidade e determinou a abertura de processo administrativo na própria OAB.

Nenhum comentário: