sexta-feira, 12 de março de 2010

Emparn prevê temperaturas mais baixas

Nas últimas semanas, tanto o pau-ferrense quanto o norte-rio-grandense tem convivido com uma situação preocupante, em decorrência da falta de chuvas e aumento na temperatura do ar.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) divulgou ontem que a falta de chuva está sendo ocasionada pela formação de um centro de alta pressão sobre o norte da região Nordeste, em função da presença do "El Niño" no Oceano Pacífico, que também tem contribuído para o aumento da temperatura.

Uma vez que, sem as chuvas, parte da energia que seria gasta para evaporar a água da chuva se transforma em calor, aumentando a temperatura do ar.

"A sensação térmica, segundo algumas definições, é a temperatura que sentimos, provocada pelo efeito combinado entre a velocidade do vento e a temperatura do ar marcada pelos termômetros. A qual, podemos inserir a umidade relativa do ar, pois essa variável retém calor no meio ambiente", explica a assessoria de imprensa da Emparn.

A meteorologia explica que atualmente o Oceano Atlântico Sul tem apresentado aquecimento acima do normal em suas águas superficiais.

Com isso, a liberação de umidade, através da evaporação do oceano, tem aumentado e esse excesso de umidade tem sido transportado para cima do continente.

Dessa forma, aumentando a umidade relativa do ar e sem a atuação nesse período de sistemas meteorológicos para causar chuvas, contribui com o aumento da temperatura e da sensação térmica.

A expectativa é de que esse quadro mude parcialmente durante as próximas semanas, quando está previsto o início do período chuvoso na região semiárida, normalizando a temperatura, mas não as chuvas...

Uma vez que a previsão para este ano é de chuvas abaixo do normal para o período de março, abril e maio.

Nenhum comentário: