quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pau dos Ferros pode vir a ganhar Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte empossa nesta sexta-feira (17), às 16 horas no Teatro Alberto Maranhão, mais 18 aprovados em concursos que se juntarão aos 23 profissionais que trabalham em defesa dos cidadãos que não tem condições de pagar um advogado.

O trabalho dos defensores foi explicado pelo defensor público chefe do Estado, Paulo Linhares em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM de Natal.

“Temos 23 defensores atuando e vamos receber mais 18 hoje. O trabalho da Defensoria é o arimo das pessoas que não podem pagar advogado, cumprindo um papel na inclusão social e política de cidadania”, afirma Linhares.

Ele defende que a atividade seja expandida para o interior do Rio Grande do Norte.

“A Defensoria não pode ficar só em Natal. Eu tenho criticado a nossa elite de Natal que acha que da reta Tabajara para lá não existe vida inteligente. Eu defendo a instalação de Defensorias em Pau dos Ferros, em Santa Cruz e em outros municípios do Estado. Acho que o RN tem que crescer harmonicamente e tem que ter defensoria em todo o Estado” frisa.

Para justificar a defesa da expansão, Paulo Linhares aponta. “Dos 167 municípios, apenas 10% tem advogados residentes nas cidades. Eu defendo que em cada município tenha um defensor público”, afirma.

Por isso, ele afirma que a luta dele na gestão da Defensoria será de instalar - em até um ano – um defensor nas 67 comarcas do Rio Grande do Norte.

“Eu gostaria de deixar pelo menos um defensor em cada comarca e por isso, os empossados hoje irão para o interior, distribuindo a atuação no Estado”, destaca Linhares.

Nenhum comentário: