segunda-feira, 20 de julho de 2009

Com mais seis casos de gripe suína confirmados, número chega a 14 no RN

Mais seis novos casos de gripe suína foram confirmados neste sábado no Rio Grande do Norte, agora somam 14. A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Juliana Araújo, informou que está analisando os laudos dos pacientes para saber se eles contraíram a doença aqui ou se tiveram contato com alguma pessoa que tenha viajado para uma das regiões onde o vírus circula.

A princípio no Rio Grande do Norte o vírus H1N1 não circula no estado. Até sábado, dos oito casos confirmados anteriormente, todos haviam contraido a doença fora do estado.

Diante do aumento do número de casos da gripe suína foram implementadas algumas mudanças nos procedimentos de vigilância sanitária no Rio Grande do Norte e no país, dentre elas, pacientes que tiverem menos de dois anos, mais de 60 ou doenças crônicas (Tratamento de câncer, Ela e tenham sido tranplantados) que apresentarem sintomas como febre repentina, tosse e dificuldade respiratória, receberão atenção especial no atendimento médico e serão encaminhados para hospitais de referência, onde serão atendidos e mantidos em quarentena. Esses casos recebem a denominação de Doença Respiratória Aguda Grave.

Juliana Araújo informou que a estratégia foi adotada pelo Ministério da Saúde como forma de detectar a ocorrência de formas graves da doença, reduzindo o número de óbitos, que já somam 15 em todo o território nacional. "Esses pacientes deverão ser notificados a permanecerem em isolamento doméstico durante um períodode sete a 10 dias".

Nenhum comentário: