sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brasil comemora 15 anos da conquista do tetra


Há exatos 15 anos a seleção brasileira conquistava o tetracampeonato de futebol nos Estados Unidos e dava ao Brasil o privilégio de se tornar a primeira nação a vencer por quatro vezes o campeonato mundial da Fifa em 15 edições.

Com Romário, Bebeto e pelo então capitão Dunga, o time comandado pela dupla Parreira e Zagallo venceu a Itália na final, na primeira vez em que uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis.

Ali, diante de 94 mil pagantes que lotaram o estádio Rose Bowl, em Pasadena, o Brasil entrou em campo com Taffarel; Jorginho (Cafú), Aldair, Márcio Santos e Branco; Mazinho, Mauro Silva, Dunga e Zinho (Viola); Bebeto e Romário.

Depois do empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, o título veio nas penalidades com a incrível defesa de Taffarel no chute de Daniele Massaro e na falha das cobranças de Franco Baresi e Roberto Baggio. Romário, Branco e Dunga marcaram e o Brasil derrotou a Itália por 3 a 2.

O destaque da Seleção foi o atacante Romário, eleito o melhor jogador do Mundial (Bola de Ouro), com cinco gols marcados, dois a mais que seu companheiro de ataque Bebeto e um a menos que os artilheiros do torneio, o búlgaro Stoichkov e o russo Oleg Salenko.

Nenhum comentário: