quarta-feira, 3 de junho de 2009

Três parlamentares do RN estão entre os 150 que têm processo no STF

Rosalba responde por crimes de responsabilidade durante gestão como prefeita de Mossoró


Um total de 150 parlamentares respondem a processos no STF (Supremo Tribunal Federal), informa levantamento publicado hoje no site Congresso em Foco. Em 2008, 143 respondiam a processos que tramitam no Supremo.

Somente nos últimos 12 meses, o Supremo abriu 36 processos contra deputados e senadores. Desde junho do ano passado, o número de inquéritos e ações penais envolvendo parlamentares saltou de 281 para 317, um aumento de 11%.

Na extensa lista, há três parlamentares do Rio Grande do Norte, sendo a Senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e os deputados federais Fábio Faria (PMN-RN) e Rogério Marinho (PSDB-RN).

De acordo com o site, Fábio Faria está sendo processado por crime eleitoral, Rosalba por crimes de responsabilidade durante gestão como prefeita de Mossoró e Rogério por corrupção passiva, em procedimento que ocorre em segredo de justiça.

Ainda segundo o Congresso em Foco, Rogério Marinho teria explicado que o processo contra ele, por corrupção passiva, corre desde 1998. Em 2005, ele teve o sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado por conta desse inquérito.

Rogério alega que, até aquela data, não tinha conhecimento da denúncia.

Nenhum comentário: