terça-feira, 9 de junho de 2009

PEC daria reeleição a 102 prefeitos no RN e a governadora

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante um terceiro mandato para cargos do executivo, em trâmite na Câmara Federal, daria a 102 prefeitos do Rio Grande do Norte, além da governadora Wilma de Faria (PSB), a possibilidade de concorrer nas eleições de 2010.

A matéria, protocolada pelo deputado sergipano Jackson Barreto (PMDB), tem gerado discussões em todo o país, quase sempre voltadas para o mandato do presidente Lula.

No entanto, como o texto estende a possibilidade para governadores e prefeitos, o número de políticos que poderiam concorrer a um terceiro mandato é alto nos estados - no caso do RN 61% dos prefeitos poderiam ser novamente candidatos.

Mas nem todos são a favor da proposta. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, que é também prefeito pela segunda vez consecutiva, no município de Lajes Pintadas, diz que é contra a continuidade dos mandatos.

"Em nosso país, os políticos se preocupam mais com o período eleitoral, com a campanha, do que com as questões administrativas. Pra mim só deveria ter eleições a cada cinco anos e sem reeleições", declarou.

No caso da governadora, a prposta ainda não faz parte dos seus planos, como explica o secretário de Comunicação do governo do estado, Rubens Lemos Filho. "Sua maior preocupação é com as questões da administração. O terceiro mandato não está na pauta dela", garantiu.

Nenhum comentário: