sexta-feira, 22 de maio de 2009

Modelo do novo Enem será divulgado na primeira quinzena de junho

Ainda na primeira quinzena de junho os estudantes poderão conhecer o modelo da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, na próxima reunião do comitê responsável por elaborar as mudanças no exame, o modelo será discutido e em seguida divulgado.

A idéia é disponibilizar um modelo reduzido da prova na internet. O ministro ressaltou que a matriz de habilidades e de conteúdos do novo Enem já está disponível para consulta no site do MEC.

Ele avaliou como "surpreendente" a adesão das universidades federais ao exame em substituição total ou parcial ao vestibular tradicional. Segundo balanço atualizado hoje (21) pelo MEC, pelo menos 35 das 55 instituições vão utilizar o Enem em seus processos seletivos.

O ministério apresentou quatro opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o Enem como prova única; como primeira fase, ficando a segunda a cargo da instituição; combinando a nota do Enem à do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.

As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto de uma redação e de 200 questões de múltipla escolha de quatro disciplinas (linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas).

Nenhum comentário: