sexta-feira, 13 de março de 2009

Cerca de 4,7 mil podem perder carro no RN

Com a crise financeira balançando os mercados do mundo inteiro, era de se esperar que os níveis de inadimplência subissem, principalmente no segmento automobilístico, um dos mais afetados pela má fase que vive a economia.

Só no Rio Grande do Norte, existem hoje em tramitação 4.734 processos de busca e apreensão de veículos por inadimplência no Fórum Miguel Seabra Fagundes, segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado.

No Ceará, com a não quitação dos financiamentos, quatro mil unidades já foram retomadas pelas instituições financeiras.

No Brasil, os principais bancos que financiam veículos no país têm, juntos, um estoque de pelo menos 100 mil carros recuperados de clientes inadimplentes - o equivalente à metade das vendas mensais de veículos novos no país - que poderão ser devolvidos ao mercado em breve.

Depois de tomados dos antigos proprietários, os veículos vão a leilão e são devolvidos para as lojas com os preços até 50% mais baixos do que os de mercado, o que pode ocasionar, ainda, uma nova pressão sobre o ramo de usados, que hoje já comercializa os veículos com valores bem menores devido à redução do IPI para os novos.

Nenhum comentário: