quarta-feira, 18 de março de 2009

Barragem de Santa Cruz tem capacidade de armazenamento de quase 600 milhões de metros cúbicos

A nova adutora solucionará um problema que há muito tempo aflige as localidades rurais da região, que atualmente é abastecida por pequenos açudes ou por águas subterrâneas.

Em períodos de estiagem, os açudes secam e o abastecimento só é possível com carro-pipa. Agora, os moradores terão acessos à água de boa qualidade para o consumo humano e para o desenvolvimento de atividades agrícolas, por exemplo.

"A distribuição de água no Estado é um compromisso da governadora Wilma de Faria e é prioridade em sua administração", disse o vice-governador e também secretário.

O sistema utilizará as águas da barragem de Santa Cruz em Apodi, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

Para atender os municípios conforme o projeto, a empresa contratada (EIT Engenharia) terá que construir uma estrutura capaz de levar água para municípios próximos, como Tabuleiro Grande, Itaú, São Francisco do Oeste, bem como para municípios serranos, distantes, como Martins, Serrinha dos Pintos, Luís Gomes, Major Sales, José da Penha, entre outros.

Nenhum comentário: