segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mudanças na carga horária elevam preços de habilitações

Quem pretende dar entrada na primeira carteira de habilitação encontrará algumas diferenças em relação a 2008 previstas na resolução 285 do Denatran.

O aumento da carga horária das aulas práticas e teóricas na formação dos novos condutores é a principal mudança e motivou muitos novos condutores a procurarem os serviços do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN) no final do ano passado.

Essa procura reflete até hoje no atendimento diário do Detran.

O coronel Luiz Ferreira da Costa, coordenador do Setor de Habilitação do Detran, afirma que em dezembro do ano passado, a média diária de emissão de carteiras ficou em aproximadamente 1.400.

“Só em Natal foram quase nove mil carteiras”, relata.

Em todo o Estado, foram emitidas 13.226 carteiras, das quais 2.622 eram primeira habilitação.

Em janeiro de 2009, o Detran registrou a maior emissão de carteiras de todos os tempos, foram 16.284 e destas, 2.772 eram primeira habilitação.

Coronel Costa explica que os valores divulgados quanto as carteiras emitidas são referentes a todos os serviços do Detran, que vão desde a primeira CNH até à renovação ou mudança de categoria.

O coordenador esclarece que este aumento foi devido à nova legislação em vigor desde primeiro de janeiro de 2009.

Quem deu entrada no processo da primeira habilitação até o dia 31 de dezembro de 2008 cumprirá a antiga carga horária nas autoescolas.

Fica estabelecido que o condutor cumprirá 30h de aulas teóricas, seguidas de 15h de aulas práticas.

Para o novos motoristas que deram entrada a partir de primeiro de janeiro, a carga horária sobe para 45h de aulas teóricas e 20h de prática.

Nenhum comentário: