quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Assembléia lança a Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (10) na Assembléia Legislativa, foi lançada a Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo, que tem o objetivo de homenagear pessoas que contribuem de forma significativa para a cultura do Rio Grande do Norte.

A medalha foi instituída pelo presidente da AL, deputado Robinson Faria.

Ao todo, oito personalidades da cultura foram homenageadas.Em reconhecimento à vida e obra de Câmara Cascudo, a Medalha do Mérito Cultural recebeu o seu nome.

O mestre nasceu em Natal, em 1898 e é considerado um dos grandes gênios potiguares e o responsável por tornar a cultura potiguar conhecida e valorizada no Brasil e no exterior.

A primeira medalha da sessão foi para homenagear o próprio Cascudo, e foi entregue a sua filha, Anna Maria Cascudo Barreto.

O pintor desenhista e escultor Diniz Grilo, que faleceu há exatos 30 dias, também foi homenageado. A medalha foi entregue a sua irmã.

Das mãos do deputado Fernando Mineiro, o folclorista e escritor Deífilo Gurgel também recebeu a medalha.

"Essa ocasião, além de homenagear o mestre Cascudo, que deu tanto a este estado, celebra a união da cultura popular com a cultura erutita", disse Deífilo.

O presidente Robinson Faria ainda entregou a medalha ao jornalista Vicente Serejo, ao Advogado Diógenes da Cunha Lima e ao artista plástico Dorian Gray, todos com boa relação com o Mestre Cascudo.

"Alguns aspéctos da obra de cascudo influenciaram nas minhas criações artísticas", declarou Dorian Gray.

Também foram homenageados o carnavalesco caicoense Ronaldo Batista de Sales, conhecido como o Magão, que teve a medalha entregue pelo deputado Vivaldo Costa..

E o cordelista mossoroense Antônio Francisco Teixeira de Melo, com medalha entregue pela sua conterrânea, a deputada Larissa Rosado.

Nenhum comentário: