sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Diretor de Fórum é afastado por suspeita de corrupção

O diretor da Secretaria do Fórum da comarca de Caraúbas, Francisco Canindé Jácome da Silva, foi afastado da função por suspeita de corrupção.

Ele está respondendo processo na Justiça após ser indiciado em inquérito policial sob acusação de cobrar propina em troca de favores relacionados a procedimento jurídicos da comarca.

Após receber denúncia sobre o caso, a delegada de Caraúbas, Sheyla Freitas, iniciou uma investigação.

Ela conseguiu autorização judicial para quebrar o sigilo telefônico de Francisco Silva.

Segundo a delegada, as gravações comprovaram as denúncias de que o diretor usava o cargo para obter vantagens financeiras de forma ilícitas.


De acordo com Sheyla Freitas, as gravações revelam que o acusado cobrava valores para atrasar ou adiantar processos, agilizar a apreciação de petições dos presos do regime semi-aberto e até a venda de alvará de soltura.

Francisco Silva foi indicado no dia 20 de agosto, mas a Justiça só abriu o processo meses depois por causa das eleições.

Ele responde pelos crime de corrupção passiva combinado com advocacia administrativa, que é Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário.

Após a denúncia do Ministério Público, o Tribunal de Justiça o afastou da função por 60 dias e abriu um processo administrativo para apurar a suspeita.

Caso seja condenado, ele pode perde o cargo público.

Nenhum comentário: