quinta-feira, 9 de outubro de 2008

RN tem parceria firmada com os Japoneses

Já a partir de 2009, o Rio Grande do Norte vai estar servindo de modelo para o restante do País, num projeto piloto de cultivo de grãos de oleaginosas (inicialmente o girassol) para a produção de biocombustível.

As regiões selecionadas para receber os investimentos, na ordem de 3 milhões de dólares, são Oeste e Alto Oeste do Estado.

O projeto será executado através de uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com a Agência de Cooperação Internacional (JICA), do Japão.

A parceria foi assinada oficialmente ontem pela govenadora Wilma de Faria e o coordenador da Missão Japonesa no Brasil, Naride Nagayo. O projeto é o único do gênero no mundo apoiado pelo Japão.

Consiste na realização de cursos de capacitação no exterior oferecidos pelos japoneses e técnicos para acompanhar os trabalhos no Rio Grande do Norte.

A infra-estrutura para a realização da produção será garantida por órgãos estaduais, como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a Emater e a Emparn e as universidades Uern e Ufersa.

Nenhum comentário: