quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dnocs está a um passo dos 100 anos de criação

O Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) comemorou ontem 99 anos de existência e deu início à grade de programação do centenário que o departamento promoverá em 2009.

As festividades foram abertas com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará, Dnocs e dos estados que compõem a área de atuação do departamento.

Em seguida, no auditório, atos alusivos à data, com exibição de um vídeo especial sobre as ações da autarquia nesses 99 anos de lutas constantes pela região nordestina.

Os servidores ativos e aposentados do departamento foram homenageados com a placa pelos serviços prestados ao órgão, com plena dedicação.

Também foram lançados os livros técnicos “Patologia dos Solos nas Barragens de Terra” e “A Salinização de Solos Aluviais em Perímetros Irrigados no Estado do Ceará”, de autorias do engenheiro civil Luiz Hermani de Carvalho e do engenheiro agrônomo Evandro Bezerra.

De acordo com o diretor geral, Elias Fernandes, o Dnocs irá se qualificar para ser um dos gestores do Projeto São Francisco para o Nordeste Setentrional, que vai beneficiar quatro estados nordestinos: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Dnocs foi criado em 21 de outubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS).

Em 1919 passou a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas (IFOCS), recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Nenhum comentário: