quinta-feira, 3 de julho de 2008

Para os que não tiveram oportunidade de ler, abaixo as colunas publicadas no Jornal Resenha

Coluna Jean Carlos

Fome e circo: a trajetória de um governo

Estrategicamente o prefeito Leonardo Rego (DEM) promoveu uma noite de ‘circo’ para os seus munícipes. O líder político inaugurou uma ‘praça de eventos’ inacabada. Para muitos, o ato surgiu como alternativa para alto promoção pessoal e política, já que o prefeito não mais poderá promover inaugurações a partir de 05 de julho por ser candidato a reeleição e dever obediência ao calendário eleitoral. Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do povo dos problemas importantes e das mutações decididas pelos grupos políticos, graças a um dilúvio contínuo de distrações e informações insignificantes. Faz-se necessário hoje, mais do que nunca, valorizarmos a cidadania e buscar defender os direitos como cidadãos. Não se deve deixar que roubem a oportunidade de escolha que possuímos como direito. Não se pode contribuir para que a cultura venal se fortaleça, mas sim, se deve evitá-la e combatê-la. Essas situações, às vezes, remetem-nos ao passado. Na Roma da Antigüidade Clássica, César dava à massa pobre e faminta os espetáculos vividos no Coliseu. Era a chamada política do “Pão e Circo”. Ao povo fornecia-se pão, para saciar a fome, e shows de combates entre gladiadores, para saciar a mente. A massa, por conseguinte, dificilmente se rebelava contra os governantes daquela cidade, uma vez que estava alimentada tanto física quanto mentalmente. Na realidade de hoje, também acontece a política do “Pão e Circo”, entretanto, ao invés das batalhas entre gladiadores e das corridas e brigas, temos os shows, o futebol e o carnaval, dentre outros circos. A diferença básica existente na política original é: os Romanos recebiam pão; já aqui, a fome mata.

Leonardo perde o pastor...
O prefeito Leonardo Rego (DEM) ganhou o peso político/eleitoral de parte do PMDB de Pau dos Ferros, mas em contrapartida perdeu o apoio político/administrativo do vice-prefeito e pastor Evangélico, Alfredo Luis de Melo (PR). Insatisfeito com a falta de espaço na chapa situacionista, o vice-prefeito apostará na eleição de Nilton Figueiredo (PP). Em declarações recentes, o pastor Alfredo tem afirmado que trabalhará junto ao seguimento evangélico pau-ferrense para aglutinar votos para o ex-prefeito. Ele deve trabalhar em cima da questão de que foi literalmente ‘escanteado’ pelo prefeito que ajudou a eleger. Espera-se que haja uma sensibilização da comunidade evangélica que não é pequena em Pau dos Ferros.

... Mas ganha o padre
Enquanto o pastor se vai, o prefeito Leonardo Rego ganha o apoio da Igreja Católica de Pau dos Ferros, com direito até mesmo a discursos do pároco local, Francisco das Chagas (sem partido). O padre praticamente oficializou apoio a Leonardo. O fato se deu durante a inauguração da praça de eventos, que mesmo inacabada foi entregue como pronta aos pau-ferrenses. Francisco das Chagas, com o microfone em punho soltou a seguinte frase: “Antes falavam que aqui não tinha padre nem prefeito, agora tem um padre e um prefeito”. Com a frase o pároco deu claros sinais de que vestirá a camisa do prefeito Leonardo Rego durante as eleições. Resta saber se Leonardo também terá direito a aparecer durante os badalados sermões do padre Francisco. A conferir!

O deputado do Alto Oeste
O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) foi presença de destaque na convenção dos partidos que compõem a chapa oposicionista da cidade de Pau dos Ferros. Na tarde de ontem foram homologadas as candidaturas a prefeito de Nilton Figueiredo (PP), vice-prefeito Xavier Rego (PP) e dos candidatos a vereadores do PT, PV, PR, PSB, PC do B, PSDB e PP. Além de Pau dos Ferros, Raimundo ainda participou de convenções em mais 11 municípios do Alto Oeste.

Feijão e Folia
Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho a cidade de Pau dos Ferros vive clima de carnaval. É o Carnapau que colocará o seu bloco na rua. Paralelo ao evento acontece a Feijó Folia, feijoada oficial do Carnapau que será realizada pela terceira vez seguida na AABB de Pau os Ferros. A banda Bakulejo de Mossoró animará o evento. A feijoada será servida por Kandice Buffet e a senha antecipada custará R$ 5,00 e poderá ser adquirida na sede do carnapau. Portanto, reserve o próximo dia 12 para curtir a Feijó Folia.

IDEB aplica nota vermelha
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, divulgou a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Apesar do Nordeste se apresentar como a região com maiores avanços na qualificação da educação, a cidade de Pau dos Ferros tirou nota vermelha. O IDEB avaliou aplicando notas de 0 a 10 e Pau dos Ferros ficou bem abaixo do que se esperava. Na avaliação, as séries iniciais (1ª a 4ª série) do ensino fundamental caiu de 3,1 em 2005 para 2,8. Já nas séries finais (5ª a 8ª) a queda foi ainda maior. Saímos de 2,7 para 2,0. As expectativas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) era de que a nossa cidade obtivesse nota de 3,2 nas séries iniciais e 2,8 nas finais.

GIRANDO:

@ O deputado federal João Maia (PR) foi fundamental na decisão do vice-prefeito de Pau dos Ferros de apoiar a candidatura de Nilton Figueiredo. João nunca se engraçou do prefeito Leonardo Rego...

@ ...Além do mais, João Maia é um dos pretendentes ao apoio de Nilton Figueiredo em 2010. Com a morte de Nélio Dias, Figueiredo não tem compromissos firmados para deputado federal. Além de João, Fábio Faria (PMN) também aposta no apoio de Nilton.

@ Na cidade de Encanto cresce o favoritismo do candidato do prefeito, Gonçalo Neto (PSB). O atual secretário de finanças do município, Eudes Silva (PSB) disputará a vaga no executivo com Alberone Jácome (DEM).

@ Já em São Francisco do Oeste o páreo é duríssimo. O prefeito e candidato à reeleição, Aníbal Lopes (PSB) está confiante, mas terá pela frente uma chapa de saias.

@ O prefeito Nilton Figueiredo já vai cair em campo. Ainda no mês julho ele começará nas caminhadas casa a casa. Nilton deverá ser seguido de perto pelo batalhão de Leonardo Rego.

@ Quero colocar um ponto final na coluna de hoje fazendo um comentário da necessidade de paz. Relembrando a campanha de 2004, às vezes tenho medo do que possa vir a acontecer nesse que se inicia. É necessário que as pessoas mantenham os nervos nos seus lugares e partam para uma disputa sadia na certeza de que o trabalho é a principal bandeira e que o voto é a principal arma.

Nenhum comentário: