segunda-feira, 14 de julho de 2008

Clodovil quer diminuir de 513 para 250 número de deputados na Câmara

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) preparou uma PEC (proposta de emenda constitucional) que determina a redução do número de deputados federais no país.

A idéia de Clodovil é diminuir de 513 deputados para 250. Segundo ele, a Câmara parece "uma feira de peixe onde ninguém se entende" por isso é preciso reduzir o número de políticos.

"É uma feira de peixe onde ninguém se entende. É preciso modificar isso. [Infelizmente] há deputados que fazem qualquer tipo de falcatrua e a gente tem de reagir", afirmou à Folha Online Clodovil.

"Eu fiquei um ano quieto e prestando atenção em tudo [na Câmara] e aí pensei: vou fazer alguma coisa", reiterou.

Na prática, a proposta de Clodovil modifica o artigo 45 da Constituição, que determina que o número mínimo de deputados federais seja de oito e o máximo de 70, como é o caso de São Paulo.

Na proposta de Clodovil, São Paulo passaria a ter 30 representantes (número máximo), enquanto o Distrito Federal, por exemplo, que hoje tem oito deputados reduziria para quatro (número mínimo).

"São Paulo continuaria a ter o número máximo de deputados porque é um país dentro de outro."

A assessoria de Clodovil está recontando as 270 assinaturas necessárias para apresentar a proposta que modifica a Constituição.

Segundo o deputado, ele não pediu opinião ao líder do PR, Luciano Castro (RR), para preparar sua sugestão nem teme controvérsias.

"Por que vai haver polêmica? Por que vão diminuir os gastos da Câmara? Ninguém tem o direito de reagir a uma situação dessas porque seria continuar explorando o país", afirmou Clodovil.

Para uma PEC ser aprovada são necessárias duas votações na Câmara, depois mais duas no Senado.

A aprovação de uma proposta que modifica a Constituição envolve negociações e acordos políticos.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: